Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (30) o início da Campanha “Fique Sabendo”, ementado ao “Dezembro Vermelho”. A ação da campanha, que se estende até o dia 7 de dezembro, foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Perequê Mirim – José Maurício Borges.

As atividades foram disponibilizadas pela equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e voluntários. Foram realizados 240 testes rápidos de HIV e sífilis, por dois enfermeiros e um biomédico, além de palestras e distribuição de preservativos.

A preocupação com as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e Aids é tão grande, que a médica coordenadora e infectologista da UAMI, Caroline Acquaro, disse que “tem muita gente convivendo com as IST’s ou com a Aids sem saber que possui”.

Os testes rápidos são importantes para auxiliar no diagnóstico precoce. “Se você descobre antes, com o tratamento adequado você continua com o vírus, mas nunca vai terá Aids, ou seja, a doença”, ressaltou a médica.

Casada há 42 anos, Dalgisa Gomes Alves, de 59 anos, nunca tinha realizado o teste rápido de HIV e sífilis. “Nunca vi a necessidade e, também, não tinha tempo”, ressaltou.

A rapidez do teste e da entrega do resultado chamou a atenção da autônoma, que trabalha ao lado da UBS. “Foi muito rápido, não doeu e achei que a iniciativa é ótima, principalmente para os jovens”. Dalgisa está com a consciência tranquila e sem dúvidas. “Hoje eu tenho certeza que não tenha nada”, acrescentou.

A infectologista pontuou que os casos de HIV e sífilis tiveram um aumento considerável na população jovem, com faixa etária de 15 a 25 anos.

Qual é a melhor maneira de se prevenir?

Embora existam outros métodos, a melhor maneira de prevenção é o uso de preservativo, masculino e feminino.

A rejeição ao uso de preservativo não se classifica por gênero, e sim por faixa etária, onde jovens se mostram muito mais resistentes ao uso. E essa resistência se dá a falta de informação, tanto ao uso do preservativo quanto as doenças que a pessoa pode adquirir.

A coordenadora da UAMI desabafa: “a gente não precisaria estar passando por essa situação se as pessoas tivessem o cuidado de desse proteger, mas a gente sabe que é muito difícil convencer o jovem a usar um preservativo”.

Programação da Campanha “Fique Sabendo”

A campanha começa a partir desta segunda-feira (2) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As ações, que seguem até o dia 6, contam com palestras e orientações sobre IST´s, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O encerramento da campanha será realizado no dia 7 de dezembro (sábado), na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro de Caraguatatuba. A equipe da UAMI disponibilizará testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações sobre as infecções, com abordagens dinâmicas.

Confira aqui a programação de sua Unidade Básica de Saúde de referência e participe.

Deixe um comentário