Caraguatatuba tem índice de isolamento social acima da média estadual, mas ainda abaixo do recomendado

A taxa de isolamento social em Caraguatatuba chegou a 57% nessa terça-feira (14/04), segundo o sistema de monitoramento inteligente do Governo do Estado feito com base nos dados dos celulares da população.

Os dados de Caraguatatuba apontam 65% de taxa de isolamento social no dia 10 de abril, 64% no dia 11 de abril, 66% no dia 12 de abril, baixando para 57% nos dias 13 e 14 de abril.

De acordo com Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. O Sistema de Monitoramento Inteligente mostra que o percentual de isolamento social em todo o Estado foi de 50% nesta terça-feira (14).

Medidas

Desde o início da pandemia , a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu diversas ações visando ampliar a conscientização da população sobre a importância de manter o isolamento social.

Foram afixados faixas e outdoors reforçando a necessidade de ficar em casa, carros de som estão circulando em todo o município lembrando as importantes medidas para se proteger contra o novo coronavírus, além de fiscalização intensa em toda a cidade.

Além disso, diariamente as redes sociais oficiais trazem informações sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação, além de informar sobre o número de casos suspeitos e confirmados.

Monitoramento

O sistema é funciona por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário, segundo o governo.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com fiscalização intensa nos comércios e praias.

“Não é fácil ser governador de São Paulo e vamos continuar decidindo em defesa da cidade e das pessoas. Nunca limitei o direito de ir e vir das pessoas, mas não vamos incentivar o desrespeito a quarentena”, disse João Dória.

São Sebastião 

A Prefeitura de São Sebastião é o município do Estado de São Paulo com maior taxa de isolamento social, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo do Estado.

Dentre os 104 municípios avaliados, a cidade teve o melhor desempenho, com uma média de isolamento social de 66%. Os dados começaram a ser apurados no dia 5 de março e são atualizados diariamente.

Com a orientação #FiqueEmCasa, o Governo Municipal tem realizado e intensificado as ações para evitar aglomeração na cidade.

Vale lembrar que São Sebastião foi o primeiro município do Litoral Norte Paulista a elaborar o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus.

Todas as ações de combate à COVID-19 são atualizadas pelo Comitê de Gestão de Crise, que é coordenado pelo Gabinete do Prefeito e conta com a participação de todas as secretarias do município, além de seguir as determinações do Ministério da Saúde.

As medidas de isolamento social foram adotadas para tentar conter o avanço do coronavírus. O decreto estadual sobre a quarentena segue vigente até 22 de abril em todo o Estado.

Deixe uma resposta