Carreta do Via Rápida chega em novembro para novo curso

Será a segunda vez que o veículo, que se transforma em sala de aula, virá ao município trazendo novamente estrutura para o curso de Produção Alimentícia

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da diretoria de Emprego e Renda, parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, receberá na segunda quinzena de novembro mais uma carreta do programa Via Rápida, para ministração de curso de produção alimentícia.

As unidades móveis do programa Via Rápida viajam por todo estado de São Paulo desde 2011 e já visitaram mais de 40 municípios. As carretas do Via Rápida, como são conhecidas, levam os cursos do programa em um formato inovador que une a mobilidade das unidades com um espaço de ensino que integra os conhecimentos teóricos e práticos dos diversos cursos oferecidos. Tudo em ambientes que simulam diversas situações a serem encontradas pelos participantes em suas rotinas de trabalho.

O estacionamento da Prefeitura abrigará a carreta, por possuir toda infraestrutura necessária. “Temos fossa apropriada para receber os dejetos, parte elétrica, cabos trifásicos, e até os portões do estacionamento foram adaptados, há alguns meses, para que o veículo entrasse sem dificuldades” explicou a diretora de Emprego e Renda Alda Torres.

Ilhabela recebeu a carreta do programa pela primeira vez em maio do ano passado, com curso da mesma área, uma das mais altas demandas de capacitação do município, e agora, três meses antes da chegada da unidade móvel, já são 94 inscritos no curso de Produção Alimentícia, que terá duração de aproximadamente três semanas.

“Os cursos de carreta têm ótimos professores, e são voltados para áreas nas quais temos um déficit em nosso município, área de recepção, atendimento, e coisas mais técnicas, como refrigeração, produção de alimentos, ou seja, áreas que envolvem o turismo”, comentou o vereador Luiz Paladino, um dos responsáveis por trazer os cursos de carreta do Via Rápida para Ilhabela. Ele ainda parabenizou o governador Márcio França e o prefeito Márcio Tenório por terem feito essa ponte entre as cidades e firmado, de maneira dinâmica, essa parceria para a realização de cursos que buscam qualificar e atender a demanda de mão de obra local.

“Temos cumprido nossa meta de governo e capacitado centenas de pessoas, buscando todas as formas de trazer capacitações para a população de Ilhabela, e seguimos encontrando boas parcerias, como essa com o programa Via Rápida, que possibilita um aprendizado rápido, mas efetivo aos alunos” apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela Ricardo Fazzini.

Para o prefeito Márcio Tenório, a iniciativa sempre será bem-vinda, uma vez que só vem a somar aos esforços da Administração em proporcionar à população novas oportunidades de capacitação profissional. “Estamos sempre focados em promover ações que beneficiem a nossa comunidade capacitando-a e qualificando-a para enfrentar o mercado de trabalho”, disse.

Deixe um comentário