Chuva causa transtorno, deixa pontos de alagamento e deixa famílias desalojadas no Litoral Norte

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que o acumulado de chuvas chega a 155 milímetros nas últimas 12 horas, com grandes volumes nos bairros Jetuba, Massaguaçu, Tabatinga e Porto Novo. O volume registrado somente em 12 horas ultrapassou o que era previsto para três dias (150 milímetros).

O órgão registrou vários chamados devido aos pontos de alagamentos, entre eles, na região do Jetuba. O escoamento foi dificultado por conta da maré alta durante a madrugada.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalham nos bairros para desobstrução de locais com problemas de escoamento das águas.

O volume de água alagou parte das Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo e Casa Branca. Os funcionários realizam limpeza nos locais para restabelecer o atendimento ainda na manhã desta quinta-feira (25/1).

Uma família com 9 pessoas e um cachorro foi removida de sua residência no bairro Martim de Sá para a casa de parentes. E outra família com 2 pessoas e um cachorro foi removida do bairro Golfinhos também para casa de parentes.

A Defesa Civil registrou ainda queda de quatro árvores, sendo uma em rede elétrica (Centro) e duas em vias públicas (Sumaré e Cidade Jardim). Outra árvore com risco de queda iminente em residência foi retirada de risco pela equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no bairro Casa Branca.

O município se encontra no “Estado de Atenção”, de acordo com o PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil).

O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu um alerta apontando para risco alto de movimento de massa por conta do acumulado de chuva. O monitoramento nas áreas de risco continua sendo realizado pelas equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba.

Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

São Sebastião 

Agentes da Defesa Civil e voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião, removeram, agora à noite, três famílias compostas por oito pessoas, sendo quatro crianças e uma deficiente visual, das casas onde residem por risco de escorregamento de terra. O local é monitoramento pelos agentes de segurança.

Os moradores foram levados para a sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), onde devem passar a noite. Equipes do Fundo Social deixaram colchões e roupas de camas para que essas famílias possam ficar abrigadas temporariamente.

Em agosto do ano passado, o bairro recebeu um grande simulado da Defesa Civil com o objetivo de atuar com agilidade em caso de um evento climático. A comunidade é monitoramento pelos Nudecs que também passaram por treinamentos pontuais com a Defesa Civil.

Abrigo

Ainda na Costa Sul, a Prefeitura de São Sebastião abriu a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, para receber moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem. A escola está localizada Avenida Adelino Tavares, 301.

Tamoios 

A Concessionária Tamoios informa que, por questões de segurança do usuário, a Serra Antiga permanece temporariamente interditada nesta manhã de quinta (25) pelo alto volume de chuvas.

O volume de chuva acumulado nas últimas 72h ultrapassou os 100 mm causando o risco de queda de barreiras no trecho. O trânsito está fluindo com Operação Especial pela Serra Nova.

OPERAÇÃO ESPECIAL NA SERRA NOVA

O trânsito na Serra Nova flui através da Operação Comboio com Pare & Siga ora no sentido litoral, ora no sentido São José dos Campos, acompanhada de equipes da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Concessionária Tamoios.

Por determinação das autoridades, não é permitido trafegar pela Serra Nova em ambos os sentidos simultaneamente.

A liberação do fluxo para cada sentido ocorre mediante o volume de veículos. As equipes de sinalização estão posicionadas na Praça de Pedágio de Paraibuna (trecho de planalto), sentido litoral, e no trevo próximo aos túneis de subida para a Serra Nova, no sentido São José dos Campos.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!