
Cinzas de Preta Gil serão compartilhadas com familiares e amigos próximos
Decisão foi tomada pela família após a morte da cantora, aos 50 anos, em julho; a artista lutava contra um câncer no intestino desde 2023
Após a morte de Preta Gil, no dia 20 de julho, a família da cantora já tomou uma decisão sobre o destino de suas cinzas. A filha de Gilberto Gil faleceu aos 50 anos, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, após mais de dois anos lutando contra um câncer no intestino, e emocionou o País com sua partida.
De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a família decidiu que as cinzas de Preta serão divididas entre parentes e amigos mais próximos. Cada um receberá uma pequena porção para guardar como lembrança ou dar o destino que desejar.
Veja as fotos
Em Nova Iorque, Preta Gil passava por um tratamento experimental contra a doença, mas o remédio parou de fazer efeito e a cantora decidiu retornar ao Brasil. Porém, não deu tempo de embarcar no avião, já que ela morre após passar mal ao caminho do aeroporto. O corpo passou pelo embalsamamento para ser transportado de volta ao País.
Foi no dia 25 de julho que os brasileiros se despediram de Preta com o velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após a cerimônia, o corpo da artista foi levado para o Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, onde foi cremado em uma cerimônia restrita a amigos e familiares.
Conversa “devastadora” com Preta Gil
O músico Bem Gil relembrou os momentos difíceis vividos com a irmã Preta Gil, logo após o agravamento do câncer que ela enfrentava e que causou sua morte. Ele compartilhou uma foto da cantora nas redes sociais, na última quinta-feira (31/7), e escreveu um texto repleto de saudade e carinho.
O artista contou sobre a ligação que recebeu da irmã em agosto do ano passado, véspera de um show da cantora Ana, esposa dele, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. “Nossa irmã, amada! Quanta saudade já sentimos desse colo! Preta me ligou (…) para contar do agravamento da doença e eu fiquei devastado. Fui por ela mesmo consolado e incentivado a ir para a montagem naquela tarde”, começou ele, em texto publicado no Instagram.
Bem Gil disse que foi com Preta que tocou pela primeira vez naquele palco, em 2005, e que, mesmo doente, ela continuava vibrando com a arte e a música da família. “Na semana seguinte, fui visitá-la em São Paulo e ela vibrava com o sucesso do show! Preta era assim!”, salientou.
O músico também destacou uma coincidência especial: o próximo show de sua esposa, Mãeana, será justamente no dia em que Preta completaria 51 anos, na próxima sexta-feira (8/8), que será realizado em Belém.