Comemoração de Corpus Christi terá tapetes coloridos no litoral norte

Um dos temas que deverá ser lembrado no tapete é a elevação da igreja  matriz de Santo Antônio para Santuário Diocesano pelos fiéis que confeccionam o tapete.   

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (20/6) a Solenidade de Corpus Christi, para rememorar o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, instituído pelo Próprio, durante a última ceia com seus Apóstolos.

Todas as Paróquias da Diocese de Caraguatatuba, incluindo a Catedral e o Santuário Diocesano, terão programação para a data. Pela manhã os fiéis acordam cedo para ajudar na confecção dos tapetes para a Procissão onde, posteriormente, no período da tarde ou à noite, o Sacerdote passa em Procissão com o a Hóstia Consagrada no Ostensório. Dom José Carlos Chacorowski, Bispo Diocesano, preside a Celebração na Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá, em Caraguatatuba, às 16h.

Tradição
A Festa de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo, demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Já os tapetes, que geralmente expressam a fé do povo católico, começaram a ser utilizados após o Papa Urbano IV estender a Solenidade de Corpus Christi para a toda a Igreja.

Deixe um comentário