
Concessionária Tamoios inicia obra de acesso ao Porto de São Sebastião
Intervenção vai integrar o Porto ao Contorno Sul da Tamoios, com redução de veículos de carga no centro da cidade e geração de 200 empregos
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), assinou, nesta semana, o termo aditivo ao contrato de concessão da Rodovia dos Tamoios, operada pela Concessionária Tamoios. O aditivo prevê investimento de mais de R$ 55 milhões para criação de um novo acesso ao Porto de São Sebastião. A obra tem conclusão prevista para março de 2026 e deverá gerar cerca de 200 empregos ao longo do período.
O objetivo do projeto é conectar as vias internas do Porto diretamente ao Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios facilitando o tráfego de veículos de carga e otimizando a logística no terminal. Após a conclusão das obras, os veículos poderão entrar e sair diretamente do porto, sem acessar o centro da cidade. A expectativa do Governo de São Paulo é ampliar o uso do Porto de São Sebastião, criando uma alternativa estratégica ao eixo logístico do Porto de Santos.
As intervenções ocorrerão na região da Topolândia, com grande parte das obras dentro do próprio Porto. Essa conexão do Contorno Sul ao Porto reduzirá a circulação de veículos pesados na área urbana de São Sebastião e aumentará a eficiência operacional do terminal portuário.