Congada de São Benedito, tradição secular de Ilhabela, começa nesta sexta

Começa nesta sexta-feira (19) em Ilhabela a maior manifestação cultural da cidade, a Congada de São Benedito, ponto alto da Semana da Cultura Caiçara. Até domingo (21), as ruas do centro histórico do arquipélago recebem “bailes” ao som de atabaques e marimbas de madeira, que retratam em falas, danças, ritmos e cantos exclusivos, uma desavença entre dois grupos que disputam o trono do Rei e o direito de louvar a São Benedito.

O ritual de disputa entre os fidalgos do Rei de Congo, também chamados cristãos, e os mouros do exército do Embaixador de Luanda, considerados não batizados ou pagãos, é uma tradição de quase três séculos. Com forte influência africana bantu, foi trazida ao município de Ilhabela em meados de 1785 pelo escravizado Roldão Antônio de Jesus, vindo da África para a fazenda Morro do Espinho, localizada no bairro da Cocaia, região central.

De acordo com a tradição contada no site oficial da Associação Cultural de Congueiros de Ilhabela, o Rei de Congo se apaixona por uma mulher do povo e a engravida. Desesperado para que a rainha não saiba, pede a plebeia que deixe a cidade. Ela vai embora para Luanda e lá tem seu filho, que se transforma no Embaixador da cidade.

O Embaixador forma um exército de mouros e segue para o Congo em busca do que considera seu direito: o trono do Rei. Quando chegam ao local, o reinado estava festejando o dia de São Benedito. Começa, então, a guerra. Além de os mouros lutarem pelo trono do Rei, também querem participar da festa em homenagem a São Benedito. A história é retratada por meio dos bailes que terminam com o Rei reconhecendo o Embaixador como filho e todos celebrando São Benedito em paz.

Levantamento do Mastro

O ponto inicial de toda essa festa é o Levantamento do Mastro. Marcada para sexta-feira (19) às 17h, a cerimônia começa com uma procissão pelas ruas da Vila ao som da marimba, atabaques, repicar dos sinos da Igreja Matriz e foguetório. Ao final desta cerimônia é servida a “concertada”, bebida típica à base de folhas de laranjeira e limoeiro, canela e cravo socados, rapadura e cachaça.

Ucharia

Outra atração de destaque na festa é a Ucharia, almoço comunitário realizado pelas famílias dos congueiros e devotos de São Benedito, com alimentos doados em campanha de arrecadação, servido a todos que prestigiam o evento. Neste ano, a ucharia será realizada no sábado (20) e no domingo (21) às 12h30 no salão paroquial da Igreja Matriz.

O termo “ucharia” significa “despensa da casa real” e remete ao lugar onde é tradicionalmente oferecido o almoço. É ligado diretamente à vida de São Benedito, negro, filho de escravizados que dedicou-se à vida religiosa e foi cozinheiro do mosteiro em que viveu. Praticou muita caridade, entre elas a distribuição de comida aos menos abastados de sua época.

Confira a programação completa da Semana de Cultura Caiçara de Ilhabela em https://www.ilhabela.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Programacao-3.pdf.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!