Covid-19: Casa de Repouso é autuada em Caraguatatuba e idosos serão removidos

A Prefeitura de Caraguatatuba autuou nesta sexta-feira (26) a Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) – Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto. O auto de infração foi lavrado por agente público e entregue à direção da instituição.

A equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde esteve no local e constatou que os protocolos de atendimento aos idosos e procedimentos operacionais devido à pandemia do novo coronavírus, apresentados pela instituição na reunião de segunda-feira (22), na Secretaria de Saúde, não estavam sendo cumpridos.

De acordo com determinação da Vigilância Sanitária, a Casa de Repouso Jardim do Éden deve suspender, por tempo indeterminado, o acolhimento de novos idosos e os horários de visitas.

A instituição também foi oficiada a entrar em contato com os familiares dos idosos abrigados para que estes retornem ao convívio familiar ou sejam encaminhados a outro local que ofereça menor risco de contaminação pela Covid-19.

Essa autuação é resultado das ações que estão sendo desenvolvidas pela Vigilância em Saúde em todas as ILPI públicas e particulares.  Foram realizados 339 testes sendo 186 idosos e 153 cuidadores, entre o final de maio e início de junho. Testaram positivo 10 profissionais e 14 idosos.

O auto de infração pode gerar uma multa no valor mínimo de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os profissionais foram afastados e, quanto aos idosos, foi orientada a permanência dos mesmos em isolamento nos quartos sem contato com os demais internos.

No Jardim do Éden, oito idosos e quatro cuidadores testaram positivo para o novo coronavírus. Três idosos encaminhados às unidades hospitalares faleceram em decorrência da doença.

A conduta rigorosa da Secretaria de Saúde junto às ILPIs visa proteger e proporcionar mais segurança às pessoas e familiares de idosos e das pessoas que trabalham com esse público mais vulnerável ao novo coronavírus.

Outro lado

Nossa equipe tentou ligar durante a tarde para falar com algum responsável pela a Instituição, para saber a posição, porém ninguém atendeu as nossas ligações.

Deixe um comentário