Defesa Civil de São Sebastião realiza monitoramento das obras emergenciais de contenção em áreas de risco

A Defesa Civil de São Sebastião iniciou, nesta semana, o monitoramento das obras emergenciais de contenção em áreas de risco. O objetivo é assegurar que os serviços executados pelas empresas contratadas estejam em conformidade com o projeto e, ao mesmo tempo, verificar se não há qualquer interferência da natureza.

A Secretaria de Obras (SEO) firmou contrato com diversas empresas para a execução dos trabalhos antes do início do período de chuvas. São obras de contenção de encostas, drenagem, recomposição de margens de rio, uso de solo grampeado, colocação de gabiões, retaludamento, plantio de mudas, construção de muro de impacto e muros de espera.

As vistorias estão sendo feitas em áreas como a Vila Queiroz (Morro do Esquimó), Vila Pernambuco, Vila Pantanal (Rua Francisco Ferro) e Vila Progresso (Rua da Cesp), no bairro Juquehy, Estrada Beira Rio, Rua Guilherme dos Santos e Rua Arthur Leal de Almeida, em Boiçucanga, Rua Olímpio Faustino e Estrada do Piavú, em Cambury, Rio Itajubá, em Toque-Toque Grande, e Rua Antonio Tenório dos Santos, no Itatinga.

Lembrando que a drenagem envolve a gestão adequada das águas das chuvas, garantindo que elas sejam coletadas, encaminhadas e tratadas de forma a prevenir inundações. Já a contenção trata da implementação de estruturas que estabilizam encostas, taludes e margens de rios, reduzindo riscos de deslizamentos de terra e desmoronamentos.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Wagner Barroso, os agentes vão vistoriar as obras pelo menos uma vez por semana ou quando houver necessidade. “Objetivo é verificar o andamento das obras e ao mesmo tempo as condições das áreas que são de risco”, antecipa.

Até o momento, ao menos cinco obras já tiveram início, sendo Vila Pernambuco, Vila Pantanal, Vila Progresso, Vila Paraíso e Estrada do Piavú. Conforme o secretário de Obras, Luis Eduardo de Araújo, outras obras estão em licitação, fase final de assinatura de contrato ou aguardando convênio.

As obras emergenciais são justificadas em situações de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!