Dentista de São Sebastião ministra aula em universidade de Portugal

O cirurgião dentista Dr. Flávio Peres, que atua no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Sebastião ministrou uma aula na Universidade do Porto (U.Porto), de Portugal, durante visita após, a convite do Prof. Dr. Felipe Coimbra da cátedra de Cirurgia Oral da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP).

O dentista lecionou para a turma do 4º ano de Mestrado Integrado em Medicina Dentária, com foco no tema de sua atuação principal, detecção precoce do câncer bucal, trabalho desenvolvido juntamente com todas as equipes das unidades de Saúde da Família do município, cujo papel do cirurgião dentista tem sido muito importante.

O Dr. Flávio Peres relatou que o câncer é a 2ª causa de morte nos países desenvolvidos e que o câncer de boca é o 5º mais frequente na população masculina em Portugal. “A doença atinge cerca de 1.500 pessoas de ambos os sexos a cada ano e, não muito diferente, no Brasil, o câncer bucal é também o 5º mais frequente entre os homens, somando 14 mortes por dia de homens e mulheres”, contou.

Segundo o dentista, a detecção precoce não é a melhor, mas a única maneira de aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos doentes. “Por isso, o papel do cirurgião dentista é decisivo na identificação de lesões malignas precoces ou mesmo de lesões potencialmente pré-malignas”, acrescentou.

Quanto ao prêmio de melhor saúde bucal do Brasil, conquistado por São Sebastião pela segunda vez consecutiva, Dr. Flávio falou que a experiência tem sido positiva. “Temos a participação ativa de todos os profissionais da saúde bucal, quer dos integrantes do Programa da Saúde da Família quer da rede privada. Me sinto honrado por participar da equipe de profissionais compromissados com a saúde pública da cidade”, finalizou.

Deixe um comentário