Fanfarras de São Sebastião vencem concursos no Guarujá e em Tremembé

As fanfarras das Escolas Municipais Nair Ribeiro de Almeida de Juquehy, Antônio Luiz Monteiro de Boiçucanga e Professora Luiza Helena de Barros de Barequeçaba, que integram o projeto Música na Escola da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Deodato Santana, marcaram presença e garantiram boas colocações no último domingo (18/11), no “1° Concurso de Bandas & Fanfarras de Guarujá – 2018” e na final do “Campeonato Estadual Paulista de Bandas e Fanfarras – Etapa Tremembé”.

A Fanfarra Estudantil Costa Sul EM Professora Nair Ribeiro de Almeida (FANEC’S), composta por 45 pessoas, competiu no Guarujá na categoria banda de percussão melódica (sênior) e conquistou o 3º lugar no Corpo Musical, Corpo Coreográfico e na Baliza. O maestro é o Diogo Batista Lopes de Carvalho e a coreógrafa Dalila Teixeira Salgado. A banda disputou com quatro corporações.

A Fanfarra Antônio Luiz Monteiro (FANAL) também competiu no Guarujá, na categoria banda de percussão melódica (juvenil) e conquistou seu primeiro título disputando com mais quatro corporações de sua categoria. A FANAL ficou em 1° lugar no Corpo Musical, em 2° lugar no Corpo Coreográfico, em 1° lugar como Comandante Mór e em 2° lugar na Baliza. A banda é composta por 62 componentes e tem como maestro Guilherme Cavalcante Silva de Biagi, como designer de percussão Neilton Oliveira Junior e como coreógrafa Amanda Brandão do Nascimento.

Já a Fanfarra da EM Prof Luiza Helena de Barros, que contém 55 integrantes, disputou em Tremembé a Final do Campeonato Paulista de Bandas e Fanfarras e garantiu o 1º lugar no Corpo Musical, 1º lugar no Corpo Coreográfico, 1º lugar na Baliza Feminina, 1º lugar na Baliza Masculina, 1º lugar no Pavilhão e 2º lugar Mór. A coreógrafa responsável é Rosana Silva de Souza e o maestro Willian Douglas de Assis.

Para o coordenador do projeto Música na Escola, Romário Amorim, os resultados obtidos em ambos concursos mostram o quanto é importante dar continuidade em um projeto de tamanha magnitude. “As conquistas das fanfarras mostram que estamos no caminho certo. Enquanto munícipes, nos sentimos orgulhosos pela representatividade e por todo empenho de nossos alunos e profissionais. Estamos investindo em nossos jovens e com ajuda dos pais de alunos como da Luzia, Carmem, Célia, Néia, Zilda e muitos outros, acreditando no crescimento e na formação de interesse cultural e educacional, nesta grande parceria entre a Secretaria de Educação e Fundação Deodato Santana”, ressaltou.

Conquista da BAMMUSS

A Banda Marcial Municipal de São Sebastião (BAMMUSS) também participou do 1° Concurso de Bandas & Fanfarras de Guarujá – 2018, trazendo bons resultados para o município. A Banda competiu na categoria marcial e conquistou o 2° lugar no Corpo Musical, no Corpo Coreográfico, Comandante Mór e Baliza.

Segundo o maestro Diego de Sousa, a BAMMUSS além de formar músicos e representar a cidade de São Sebastião em festivais e campeonato pelo estado de São Paulo, faz um trabalho social de destaque na comunidade da Topolândia. “Trabalhamos 100% com crianças carentes e nosso objetivo é dar uma oportunidade para que eles não sigam outros caminhos. As aulas de teoria musical e contato com instrumento de sopro como trompete, trombone de vara, euphonium, tuba e percussão dão a oportunidade de não apenas formar profissionais na área da música, mas também, formar cidadãos de bem e de carácter”, finalizou.

Deixe uma resposta