Felipe Augusto anuncia criação de mais 8 leitos de enfermaria no PS respiratório do HCSS

Criação de novos leitos será possível com o remanejamento da sala de RX do hospital

Preocupado com o crescimento significativo dos números de casos de Covid-19 na cidade, como está ocorrendo no Estado e no país, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou a criação de oito novos leitos de enfermaria no Pronto Socorro Respiratório do Hospital de Clínicas do município.

O prefeito explicou que a criação desses novos leitos, que se somarão aos 20 já existentes,  será possível devido ao remanejamento da sala de Raio X, que continuará com o atendimento oferecido. A decisão foi tomada pelo aumento assustador da procura por atendimento nas últimas 48 horas, que fez o espaço de observação atingir sua capacidade máxima. “As novas enfermarias é para aumentar o número de leitos do PS respiratório do hospital, de modo a oferecer condições ainda mais adequadas de atendimento nesse momento de pico dos últimos dias, uma situação que não é somente de São Sebastião”. Destacou Felipe, lembrando que nesta quinta-feira a cidade registrou 100% de ocupação dos leitos de enfermaria no PS respiratório, fato nunca ocorrido desde o início da pandemia.

Em entrevistas à imprensa, e em sua live extraordinária de quinta-feira (11), o prefeito demonstrou muita preocupação com o crescimento dos números registrados na cidade e falou sobre possível colapso do sistema de enfrentamento à doença. ”Há chance enorme de ocorrer. Temos estrutura, mas não temos recursos humanos, médicos intensivistas, para atender a grande demanda provocada pela pandemia”. Afirmou Felipe, lembrando que nesta sexta-feira houve uma redução nos números relativos à doença, que considerou como um possível reflexo do receio gerado no dia anterior com o crescimento dos casos e da procura por atendimento.

Entre os números mencionados pelo prefeito estão o aumento de 1 para 10 de pacientes intubados, no dia 12, e a ampliação de 9 para 30 de internados, ao longo dos últimos dias. São Sebastião continua na Fase Vermelha e no final da tarde desta sexta-feira (12) deverá definir todas as medidas restritivas que adotará a partir da próxima segunda-feira, em atenção à Fase Emergencial do Estado de São Paulo, prevista para durar de 15 a 30 de março, que aumenta as medidas restritivas em 14 atividades.

Testagem

No início do mês, o prefeito decidiu promover a testagem em massa e disponibilizou mais de 20 mil testes. A realização dos testes, considerado excelente alternativa para a triagem, é muito importante para conter a transmissão, uma vez que permite orientar o isolamento do paciente positivo para coronavírus.  Em três dias de testagem em massa, foram realizados 1880, sendo que 312 testaram positivos.

São Sebastião realizou aproximadamente 32 mil testes (33% da população); tem 6353 casos confirmados; 5876 pacientes recuperados , 78 óbitos e 386 em quarentena domiciliar.

Deixe um comentário