Guarda Florestal surpreende moradores do Rio do Ouro fazendo acampamento no Parque Estadual da Serra do Mar

A informação que os guardas tinham, era que as quatro pessoas estavam perdidas depois de entrar sem autorização

Na noite deste domingo (17/05), o Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, chegou a ser acionado para atender uma ocorrência de pessoas desaparecida no Parque Estadual da Serra do Mar núcleo Caraguatatuba.

Um adulto de 54 anos, duas crianças de 11 anos e um adolescente de 14 anos, moradores no bairro Rio do Ouro, acabaram entrando no local sem autorização com a pretensão de passar a noite no Parque Estadual da Serra do Mar num acampamento.

Na mesma noite uma força tarefa entre os Guardas Florestal com apoio de demais guardas, iniciou-se as buscas nas proximidades da sede, pelo fato do grupo ter entrado no bairro Rio do Ouro. Ao adentrarem em uma trilha do Parque, fizeram uma trilha de 30 minutos, onde conseguiram localizar às vítimas.

Fotos: Guarda Florestal do Parque Estadual da Serra do Mar

Os Guardas em contado com o responsável ele contou que não estavam perdidos e sim realizando acampamento dentro da Unidade de Conservação Ambiental, que é proibida pela lei federal de crimes ambientais 9.605/98. No local foram localizados uma espingarda de pressão 5.5, dois facões, uma machadinha, três estilingues e um palmito-juçara (Euterpe edulis) in natura, espécie ameaçada de extinção. O Adulto, as crianças e adolescente, foram encaminhadas até a sede do Parque onde foram conduzidos até o Distrito Policial. Foi lavrado um Termo Circunstanciado para o adulto que depois de ser ouvido foi liberado. Para acessar uma área de proteção ambiental com Parque Estadual da Serra do Mar, é necessário uma autorização e para entrar na trilha tem que ter um monitoramento que realizado pelo Guardas Florestais.

Deixe uma resposta