Ilhabela é destaque nacional em Eficiência Fiscal e Transparência no Prêmio Cidades Excelentes

Ilhabela foi destaque nacional no Prêmio Cidades Excelentes na categoria Eficiência Fiscal e Transparência. O município já havia conquistado o título estadual no mês passado e agora ficou entre as três melhores cidades do Brasil com população entre 30 e 100 mil habitantes.

O anúncio foi realizado na noite desta terça-feira (23/11) em cerimônia realizada no Clube de Engenharia de Brasília, no Distrito Federal.

A premiação foi apresentada pelos jornalistas Lana Canepa e Rodolfo Schneider e contou com a presença de diversas autoridades políticas, entre elas, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, além de diversos ministros.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu a certificação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

“Fiquei muito feliz e orgulhoso, pois ser avaliado como prefeito de uma das três melhores cidades do país reflete toda a nossa dedicação e vontade de trabalhar arduamente pelo município e pelas pessoas da nossa cidade. Quero parabenizar e compartilhar dessa felicidade com todos os secretários e servidores públicos municipais”, disse Colucci que estava acompanhado do vereador Leleco Augusto.

A iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Todos os municípios foram agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Foram cinco pilares de avaliação: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Toda a cerimônia de premiação será exibida no próximo domingo (2/11) em rede nacional na Band às 22h30.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar uma boa gestão e projetos que tenham como objetivo melhorar a vida das pessoas.

A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e disponível no site www.cidadesexcelentes.com.br.

Deixe um comentário