Litoral Norte registra a primeira morte por H3N2 em 2022

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informa o primeiro óbito por Influenza A (H3N2), ocorrido nesta terça-feira (4). O óbito é referente a um homem, de 57 anos, morador da costa sul, profissional da Saúde. Paciente havia tomado as vacinas contra Covid-19 e Influenza.

Fostos: Rede Social do Prefeito de São Sebastião

As unidades hospitalares vêm registrando, desde o início de dezembro, um aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal.

Na tarde desta quarta-feira (5/1), o Prefeito Felipe Augusto na sua página no Facebook  publicou que atendimento na cidade pode colapsar devido ao aumento da demanda. “Hoje estou escrevendo aqui pra vocês para partilhar uma informação muito séria e preocupante. Nossas unidades de saúde estão colapsando, os números de pessoas em busca de atendimentos com sintomas de síndrome gripal está alarmante. A projeção de nossa coordenação médica é de que ultrapassemos os 30 mil atendimentos neste mês – isso significa cerca de cinco vezes mais atendimentos do que o normal.

Quero reforçar aqui que os nossos guerreiros da linha de frente estão exaustos, sem férias desde o início da pandemia em 2020, e lutando, incansavelmente, por cada vida que entra em nosso sistema de saúde. Só hoje tivemos 22 profissionais de saúde afastados por testarem positivo para COVID-19, H1N1 ou H3N2. Inclusive, ontem tivemos a morte de um profissional da saúde. Outra informação importante é de que as cirurgias eletivas foram suspensas, neste momento, em razão da explosão dos casos relacionados às síndromes respiratórias.

Estou aqui para pedir que todos tenham paciência, peço respeito aos nossos médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, enfim, a toda equipe de saúde em geral. Todos estão dando o melhor de si. Finalizo aqui e insisto mais uma vez: cuidem-se, a pandemia não acabou e agora com esse surto de gripe está tudo piorando novamente. Respeitem os protocolos sanitários, usem máscara.  Obrigado pela atenção e que Deus siga nos protegendo”. Finalizou o prefeito.

Deixe um comentário