Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba

Cada vez mais Caraguatatuba busca soluções para a coleta pública do lixo e estratégias para a gestão de resíduos. Uma das ações mais importantes de cuidado com o meio ambiente é a Coleta Seletiva, que em dois anos de funcionamento ativo, já reaproveitou 1.680 mil toneladas de material.

O trabalho da Coleta consiste no recolhimento de material pelo caminhão devidamente identificado, que passa nos bairros, de acordo com uma programação diária.

Atualmente, a Coleta Seletiva atende 1.540 logradouros, cerca de 90% do município, contando com a participação de 7,5 mil habitantes que realizam a reciclagem dos materiais em suas casas.

Para facilitar o trabalho dos coletores, evite deixar os materiais recicláveis em saco iguais ao da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão, principalmente no horário próximo ao da coleta. Para garantir uma boa qualidade do produto, lave bem e seque antes de descartar, assim o munícipe evitará atração de insetos.

A Coleta Seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas. A separação do lixo orgânico e do reciclável, além da redução de gastos para o município, gera emprego, por meio das cooperativas de reciclagem.

Caraguatatuba possui duas cooperativas, situadas nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Nos locais, os materiais são triados, gerando renda aos cooperados e voltando para o ciclo comercial como mercadoria.

Quer quiser saber mais sobre como separar o lixo e a programação da coleta, acesse: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/coletaseletiva. Dúvidas, informações e reclamações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2530.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!