Morador de Caraguatatuba recebe alta de hospital após 69 dias internados com Covid-19

Mais um paciente recebeu alta na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. Seu Osvaldino de Araújo Novaes, 63 anos, morador do bairro Porto Novo, na região Sul, estava internado com o novo coronavírus (Covid-19) na unidade há 69 dias. Ele deu entrada na UPA Covid com dor no peito, fadiga e falta de ar.

O aposentado, fumante desde os 12 anos e com comorbidades, não precisou ser intubado, mas durante todo esse período foi necessária a ventilação mecânica invasiva (VMI).

Agora, ele conta que vai seguir as recomendações médicas e ficar em casa, por conta de todo o tratamento recebido durante a internação e o mais importante, vai  abandonar de vez o cigarro. “Nunca mais quero saber disso. Eu já decidi ter outra vida, eu ganhei outra vida”.

Para o aposentado, é necessário ter consciência e manter o distanciamento social, por isso faz um alerta: “precisamos seguir as orientações dos profissionais; parar e pensar mil vezes, se for necessário, porque isso não é brincadeira e a doença está aí”.

Os quase 70 dias serviram como experiência. “Imagina o que é você querer dormir bem e não conseguir, ou querer beber água e não poder. Tudo isso foi uma lição de vida”.

Seu Osvaldino ainda lembrou que o trabalho dos médicos e equipes de saúde é fundamental. “Eu tive que reaprender a andar, respirar, comer”.

Na sua fé, durante o tratamento, ele aproveitou para escreveu um recado à médica: “Se eu sair daqui com 45% do meu pulmão recuperado, saio vitorioso”. Segundo a equipe médica, seu pulmão está 60% bem. “Um resultado acima do esperado; uma vitória”, comemorou.

Deixe uma resposta