Moradora do Sumaré localiza duas cobras jararacas em quintal e chama a Polícia Ambiental

As serpentes eram adultas e da espécie Bothrops Jararaca venenosas e sua picada pode causar hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.

Uma equipe do Policiamento Ambiental de Caraguatatuba, foi acionada nesta quinta-feira (12/09), por uma moradora que estava em pânico ao telefone depois que ela descobriu que duas serpentes da espécie Bothrops Jararaca, estava no quintal de sua casa, na Travessa Engenho Velho no bairro do Sumaré.

Segundo informou a polícia, as serpentes eram adultas e foram retiradas do quintal e levadas para um lugar seguro, para o alivio dona de casa. A espécie Bothrops Jararaca, possui corpo marrom com manchas triangulares escuras e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem. Também é conhecida por jararaca-do-campojararaca-do-cerradojararaca-dormideirajararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira.[1] Sua cor é marrom com amarelo escuro com rajas pretas.

Fotos: Policiamento Ambiental

Perigosa, prepara o bote ao ver se aproximar qualquer ser. A cabeça tem uma faixa marrom que segue por trás do olho, dos dois lados da cabeça, de volta ao ângulo da boca tocando os três últimos supralabiais. A cor da língua é preta, e sua íris é ouro a ouro esverdeado.

Risco de Extinção

A ocorrência de animais silvestres em áreas urbanas se dá principalmente pelo avanço desordenado da ocupação humana em áreas de habitat destas espécies, com a destruição, isolamento ou diminuição das áreas naturais.

Normalmente, estes animais são submetidos a crueldades na captura, com a morte da maioria dos indivíduos, isto gera danos no equilíbrio da natureza, causados pela sua ausência no ambiente em que habitavam e este é um dos principais fatores que levam à diminuição da população de espécies e consequentemente ao risco de extinção.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!