Motorista é autuado por descarte ilegal em terreno de Ubatuba

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental surpreenderam um motorista e seu ajudante neste sábado (12/12), realizando descarte de esgoto sanitário num terreno no bairro Sertão do Ingá, em Ubatuba. Os policiais foram avisados por moradores que ficaram incomodados com o cheiro forte do caminhão “Limpa Fossa”, despejando os dejetos no local.

O local trata-se de uma abertura de rua em propriedade particular, local este que já fora alvo de fiscalização e encontra-se embargado pela polícia ambiental, onde flagrou um caminhão de cor branca, tipo “Limpa Fossa”, registrado no município de Jacareí, em nome de (SAAE) Serviços Autônomo Água e Esgoto de Jacareí, em posse dos acusados  com o registro do compartimento de carga (tanque) aberto, despejando um liquido de cor cinza escuro, com forte odor de fezes, com característica de esgoto residencial.

Fotos: Policiamento Ambiental

 

Questionado a respeito do procedimento, o infrator alegou que estava regularizando os documentos para iniciar o descarte do esgoto caseiro em local adequado na base de tratamento de esgoto da Sabesp localizada no bairro Itaguá, contudo até a presente data não possuía a documentação necessária, motivo pelo qual realizou o descarte naquele local pela primeira vez.

Que diante das afirmações e constatações do descarte de resíduos líquidos (esgoto) oriundos de fossa em local inadequado, foi dado voz de prisão aos infratores e conduzido à delegacia de policia de Ubatuba, juntamente com o veículo, apresentado ao delegado de plantão, que elaborou o boletim de ocorrência, com base no artigo 54 da lei de crimes ambientais 9.605/98, liberando as partes em seguida.

O local onde houve o flagrante do descarte dos resíduos sólidos pela equipe ambiental, já fora alvo de fiscalizações anteriores, porém, o proprietário do local vem respeitando o embargo das áreas autuadas, bem como, trata-se de área particular sem qualquer delimitação (cerca ou barreira), com acesso livre de pessoas e veículos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200

Deixe uma resposta