
Operação Metal Pesado prende seis pessoas em Ubatuba e fecha desmanches e ferros-velhos
Ação da Polícia Civil mobilizou 70 agentes, 34 viaturas e contou com apoio da PM, GCM, Prefeitura e concessionárias de serviços
Uma operação integrada realizada nesta quinta-feira (18) em Ubatuba mobilizou forças da Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto de Criminalística e Guarda Civil Municipal (GCM) para combater o furto de energia e a receptação de materiais da rede elétrica na região. Durante a ação, foram identificadas duas fraudes de energia – uma em uma adega e outra em uma residência no bairro Caçandoca. Os responsáveis foram presos em flagrante. A energia recuperada é suficiente para abastecer cerca de 570 residências por um mês.
A ofensiva foi coordenada pela Delegada Titular de Ubatuba, Ana Carolina Pereira de Oliveira Macedo, e pelo Delegado Diretor do Setor de Investigações Gerais (SIG), Rodrigo Cunha Soares, sob supervisão do Deinter-1 (São José dos Campos) e da Delegacia Seccional de São Sebastião.
Além disso, a operação vistoriou quatro ferros-velhos, onde foram encontrados 24 quilos de cabos elétricos pertencentes à Neoenergia Elektro. Quatro pessoas foram detidas por envolvimento com a receptação dos materiais.
Balanço geral da Operação Metal Pesado resultou em:
- fechamento e autuação de diversos estabelecimentos;
- orientações administrativas a outros comércios;
- apreensão de aproximadamente 200 quilos de fios e cabos, além de bicicletas e condensadores de ar-condicionado;
- constatação de furto de energia elétrica em alguns locais, identificada por técnicos da Neo Energia com apoio do Instituto de Criminalística de São Sebastião.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento para apurar a origem dos materiais apreendidos e identificar outros envolvidos no esquema. A operação também integra esforços de fiscalização preventiva, com a checagem de denúncias sobre irregularidades em comércios de sucata e desmanches.