Categories: GeralPolítica

Plano Diretor de São Sebastião é aprovado pela Câmara Municipal

Projeto de Lei Complementar nº 06/20 segue para sanção do prefeito Felipe Augusto

Mais uma conquista para o município de São Sebastião. Após anos de estudos e análises técnicas de georreferenciamento e jurídicas, além de diversas audiências públicas, com a participação efetiva da sociedade civil, foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de São Sebastião, na última terça-feira (25), o Projeto de Lei Complementar nº 06/20, de autoria do Poder Executivo (Prefeitura de São Sebastião), que “dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de São Sebastião e dá outras providências”.

Com a aprovação do Plano Diretor, a Prefeitura de São Sebastião garante que está mantido o gabarito de altura máxima de construções que, atualmente, estabelece nove metros. “O plano limita e acaba de uma vez por todas com a história de gabarito. O nosso gabarito é de nove metros, portanto assunto encerrado, liquidado. O cidadão sebastianense e o poder público disseram não à verticalização de São Sebastião. Agradeço aos vereadores que votaram a favor do Plano Diretor”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.

Ainda segundo o prefeito, o Plano vai nortear os novos regramentos que regem leis específicas do município, como a Lei de Uso e Ocupação do Uso, corrigindo distorções regulamentais antigas de mais de 40 anos, possibilitando a correção, por exemplo, dos chamados lotes mínimos (terrenos para construção de casas) do Centro – Norte (Lei 225/1978) ao Centro – Sul (Lei 561/1987), como determinado pelas duas leis municipais de uso e ocupação do solo. O Projeto de Lei Complementar nº 06/20 segue para sanção do prefeito.

Plano Diretor

O plano diretor é um projeto urbanístico da cidade com aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo, audiências públicas. A Constituição do Brasil estabelece no parágrafo 1º do artigo 182 que o plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.

Na mesma linha, o Estatuto da Cidade (Lei Nacional n. 10.257/2001), no parágrafo 1º do artigo 40, também estabelece que o plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento do município, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e prioridades nele contidas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

6 horas ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

8 horas ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

8 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

9 horas ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

9 horas ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

19 horas ago