Polícia Ambiental divulga saldo de ocorrências com bagres durante defeso da espécie no Litoral Norte de São Paulo

A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb divulgou o saldo de apreensões envolvendo o Bagre, espécie que estava em seu período de proteção por lei, o defeso, desde 01 de janeiro, e teve seu término no último sábado (30), conforme a Portaria Sudepe n° 42, 18 de outubro de 1984.

Ao todo, 27 quilos da espécie foram apreendidos, oriundos da pesca, transporte, beneficiamento, armazenamento e comércio ilegal durante o Defeso. No mesmo período, mais de 30 exemplares da espécie foram desemalhados vivos nas redes de pesca irregulares, e devolvidos ao mar.

Quatro infratores foram autuados, seis Autos de Infração Ambiental foram lavrados, totalizando R$ 12.620,00 em multas, sendo que os responsáveis tiveram de comparecer a SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, onde prestaram esclarecimentos, bem como poderão ser solicitados pela autoridade de Policia Judiciária das regiões, as quais também  foram noticiadas dos crimes ambientais.

Embora os números apresentados sejam resultados de centenas de fiscalizações ambientais de pesca realizadas diuturnamente em todo o litoral Paulista durante os três primeiros meses de 2024, o quantitativo relativamente pequeno de apreensões desta espécie atualmente, reflete o aumento gradativo, ano a ano, da fiscalização ambiental de pesca por parte desta subunidade especializada, com patrulhamentos ostensivos e preventivos diuturnos, estudo e planejamento de missões, operações em conjunto com outros órgãos nas três esferas, saturando os locais de maior prática da pesca desta espécie, inibindo os infratores, contribuindo assim com os pescadores profissionais devidamente registrados, que utilizam redes, petrechos e embarcações dentro das normas pesqueiras vigentes, com foco nas espécies autorizadas a serem pescadas e consequentemente, comercializadas, devidamente declaradas, dentro do tamanho mínimo e outros requisitos previstos nas legislações pesqueiras que tratam do assunto.

Todo o pescado foi destinado instituições filantrópicas, beneficiando dezenas de pessoas carentes e em situação de risco, fazendo assim, o papel social da Polícia Militar do Estado de São Paulo!

Além dos pescados, mais de 7 quilômetros de redes de pesca irregulares foram apreendidas durante as fiscalizações e desemalhes de bagres e outros peixes ainda vivos. Os petrechos serão destruídos posteriormente, sendo destinados para reciclagem, corroborando com a sustentabilidade.

Ações como estas corroboram com a preservação do meio ambiente marinho e perpetuação das espécies para as presentes e futuras gerações!

BAGRES

São vários os peixes que formam o grupo dos bagres, alguns mais conhecidos, como o bagre-branco, o rosado e o marinho.

Os bagres-marinhos, por exemplo, são espécies de grande porte, chegando a atingir 1.200 mm de comprimento, e ocorre nas regiões sudeste e sul do Brasil. Peixe de couro, bastante conhecido pelas suas características ímpares, semelhantes ao Catfish. Entre elas, podemos citar os grandes bigodes ao redor da boca e os espinhos existentes em sua barbatana (os esporões) que soltam uma substância ardente.

Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida!

Sua ajuda é fundamental, Denuncie!!!

Litoral Norte 12 3842-0123

Litoral Centro 13 3348-4774

Litoral Sul 13 3853-5750

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!