Polícia Militar vai realizar blitz educativa e fiscalização durante toque de recolher no Litoral Norte

A Polícia Militar deu inicio na madruga desta segunda-feira (15/03), à Operação de toque de recolher imposta pelo Plano São Paulo que agora entra na ‘Fase Emergencial’,  com maior restrição de circulação de pessoas a noite das 20h às 05h, e durante o dia nas praias que estarão fechadas até o dia 30.

A restrição de circulação se aplica a qualquer atividade não essencial e qualquer aglomeração em espaços coletivos, como estabelecimentos comerciais, bares, baladas, restaurantes, dentro dos critérios já estabelecidos pelo Plano São Paulo. Estes espaços privados estão sujeitos a fiscalizações, orientações e autuações pela Vigilância Sanitária e pelo Procon-SP. A PM faz bloqueios orientativos aos cidadãos em diferentes regiões do litoral norte.

No final da tarde desta segunda-feira, o 20°BPM/I, responsável pelo policiamento no Litoral Norte divulgou uma nota de esclarecimento onde é chamado de “Toque de Restrição’ a operação e da detalhes como será atuação no Litoral Norte.

Operação “Toque de Restrição”: ação já desenvolvida há alguns dias, a Operação Toque de Restrição consiste no posicionamento estratégico de equipes policiais em todos os municípios, estando os militares instruídos a observar eventuais aglomerações ou condutas de risco e, sempre que possível, orientar os cidadãos nas medidas de distanciamento e proteção individual. Há também o uso de mensagens de áudio para a orientação da população.

Apoio à fiscalização municipal e estadual: Como já ocorre desde o início da pandemia, a Polícia Militar acompanha e apoia a atuação de fiscais em ações educativas e na verificação de denúncias relativas ao descumprimento das medidas sanitárias, garantindo a segurança dos agentes e a manutenção da ordem pública.

Manutenção das atividades preventivas: A atuação da Polícia Militar no combate ao avanço dos indicadores criminais – principal atividade da instituição – segue inalterada, com a manutenção do patrulhamento preventivo ininterrupto e a realização de operações policiais.

Reforço das medidas de proteção do efetivo policial: O efetivo operacional, que segue trabalhando mesmo diante do cenário de endurecimento das medidas de distanciamento social, seguirá sendo orientado para que todos os cuidados sejam tomados no atendimento das ocorrências e no contato com o cidadão.

Foto/Cassia de Regina 

 

Deixe um comentário