Prefeita de Ilhabela participa da entrega da segunda catamarã da Dersa

A partir desta sexta-feira (20), a segunda lancha também fará o transporte de pedestres e ciclistas

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, participou, na tarde desta quinta-feira (19), da entrega da segunda lancha catamarã da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela travessia São Sebastião-Ilhabela. A catamarã foi prometida pelo Governo do Estado para operar a partir da temporada de verão 2019-2020.

Na apresentação oficial da segunda embarcação (LS-05) para pedestres e ciclistas, a concessionária informou que o início de operação ocorrerá a partir desta sexta-feira (30),  junto com a primeira a chegar – a LS-02. A segunda catamarã tem capacidade maior que a primeira, 450 passageiros contra os 370 da anterior. A travessia com a LS-05, dotada de sistema de ar condicionado, tem a duração de aproximadamente 10 minutos.

A entrega da LS-5 foi realizada por uma comitiva liderada pelo secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o Diretor-presidente da Dersa, João Luiz Lopes, o secretário Adjunto da pasta, Milton Persoli, e o diretor-presidente da Dersa, João Luiz Lopes.  O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou da entrega, que contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores e imprensa das duas cidades e macrorregião do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

O secretário estadual disse que essa embarcação auxiliará no melhor atendimento aos pedestres e ciclistas que utilizavam o serviço junto aos veículos. “Com a chegada da segunda lancha o serviço será ampliado, com um ganho de 30% na capacidade de veículos das balsas, além de proporcionar mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé”, disse Otacviano.

A prefeita Gracinha Ferreira falou da LS-05. “É uma importante conquista, que deve trazer mais agilidade e conforto para os usuários nesta temporada, quando triplica o número de pessoas nos municípios”, destacou, lembrando que a entrega de mais uma embarcação gerará uma expectativa positiva na população.

Nos últimos anos, o serviço público do estado tem recebido duras críticas devido às filas registradas principalmente em feriados prolongados e temporada de verão.  Por isso, a prefeita, desde o início de sua gestão, há sete meses, recebeu críticas e cobrou melhoria da qualidade do serviço. “Vamos acompanhar o andamento e continuar cobrando as melhorias necessárias. Temos procurado ajudar, tanto que melhoramos o conforto e acessibilidade ao fazer, com recurso da prefeitura, a reforma e ampliação do saguão de embarque e desembarque da balsa, na Barra Velha, e o banheiro público do lado do arquipélago”.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepícolo, a chegada da embarcação contribuirá com as ações que serão tomadas para a temporada de verão. “A chegada de mais uma catamarã é essencial para a população e para os turistas que visitam o arquipélago e agrega nas ações para o plano verão”, explicou.

As dificuldades na travessia é algo recorrente e gera impacto negativo no turismo de Ilhabela, sobretudo devido às condições das embarcações e lentidão em função das imensas filas de veículos que tornam demorado o tempo de espera e travessia. A operação das embarcações de pedestres contribuirá para o aumento da capacidade de operação das balsas (veículos/hora), que atualmente, além de veículos, também transportam pedestres.

Ações para o verão

Além da chegada da segunda catamarã, a prefeita assinou o decreto 7.789/2019 que proíbe a entrada e circulação de caminhões no arquipélago durante os finais de semana e feriados.  Desde que o decreto foi assinado, disciplinando a entrada de caminhões na cidade, contribuiu com a operação da travessia e, segundo a Dersa (responsável pelo serviço), ajudou na redução do tempo de espera da fila.

A Administração também planeja a inclusão de uma linha de ônibus que atenderá a população e os turistas da Vila até a Praia do Curral, no trajeto de ida e volta da Praia do Curral à Vila. A linha terá 32 paradas estratégicas, sendo 16 delas em cada um dos sentidos.

Outra ação, que visa colaborar com a mobilidade do município na alta temporada é das agências de turismo, com o aluguel de bicicletas a preços acessíveis, que irão operar com cerca de 300 bicicletas entre a balsa, Perequê e Vila.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!