Prefeitura de Caraguatatuba avalia acessibilidade na região central

A equipe do Setor de Posturas da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba realizou na manhã desta sexta-feira (16) uma inspeção em calçadas e passeios públicos no centro da cidade. Objetivo é identificar os pontos que precisam ser corrigidos em relação à acessibilidade e mobilidade da população.

Para isso, a equipe contou com a participação do cadeirante Robson Jerônimo que apontou onde estavam as principais dificuldades e os erros existentes. “As pessoas precisam se colocar no lugar da pessoa com mobilidade reduzida para entender o nosso drama”, explica, acrescentando a importância da iniciativa da Prefeitura.

“Diante deste cenário, vão notificar os comerciantes para que façam as devidas correções, com base na Lei de Acessibilidade. Em relação aos trechos que cabem à prefeitura, vamos repassar à Secretaria de Obras Públicas para que faça as adequações”, explica Wilber Cardozo, secretário de Urbanismo.

Ele disse também que essas medidas são importantes porque acessibilidade não envolve somente cadeirantes, mas também idosos, gestantes e toda a população no geral.

Entre medidas que precisam ser adequadas estão rampa de acesso a cadeirante junto às vagas específicas e ao lado de faixas de pedestres, obstáculos como árvores e postes nas calçadas onde ums cadeira de rodas não consegue passar, desnível entre uma calçada e outra, rampa de acesso para garagem de forma inadequada, entre outras.

Deixe uma resposta