Prefeitura de Caraguatatuba constrói base do SAMU descentralizada na Região Norte

A Região Norte de Caraguatatuba ganhará nos próximos dias uma base fixa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) para atendimento de pacientes.

O espaço, que está sendo finalizado na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil.

Estará disponível para a população uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) para os casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas.

O veículo possui equipamentos de vias áreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação com orientação de médico regulador 24 horas.

O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiro privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.

Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.

O investimento gira em torno de R$ 220 mil e a base do SAMU será entregue ainda em setembro.

Base Sul

Atualmente, a Região Sul também conta com uma base na Subprefeitura do Porto Novo. No local, o atendimento também é feito por uma Unidade de Suporte Básico.

Com a retomada das obras da UPA Sul no fim do mês, o local receberá um espaço para abrigar a equipe de atendimento para deslocamento nos bairros da Região Sul.

Deixe uma resposta