Prefeitura de São Sebastião – Abril Azul: combate ao preconceito e busca pela conscientização sobre autismo

Estima-se que o transtorno atinja uma a cada 160 crianças

 O mês de abril é dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, e visa mobilizar a sociedade, diminuir o preconceito e ampliar a conscientização sobre o assunto. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu, em 2007, o dia 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O autismo atinge mais meninos do que meninas, numa proporção de 4 para 1, fato que a ciência ainda não consegue explicar. Como o azul é uma cor atribuída ao sexo masculino, convencionou-se o seu uso para caracterizar o TEA.

No Brasil, estima-se que haja mais de 2 milhões de autistas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o TEA atinge uma a cada 160 crianças.

Muitos caracterizam os autistas como aqueles que vivem em seus respectivos mundos, com estereotipias severas (ações repetitivas ou ritualísticas, por exemplo) e que não falam, mas já há conhecimento de que existem graus e condições. É uma neurodiversidade, podendo afetar a comunicação, o comportamento ou a interação social.

Os sinais apresentados variam de criança para criança. Os mais comuns são dificuldade de comunicação, de expressar sentimentos e de interação social, não olhar nos olhos dos outros, andar nas pontas dos pés, entre outras características – clique aqui para conhecer os graus e as possíveis causas do autismo.

 Diferente do que comumente se pensa, autismo não é uma doença e, assim, não tem cura, mas existem tratamentos e acompanhamentos médicos que podem contribuir para o progresso sociocognitivo do portador.

A forma mais indicada é realizar o diagnóstico o quanto antes, para que o autista se desenvolva ainda bem criança (veja aqui os profissionais que podem auxiliar e o relato de uma mãe que conseguiu obter o diagnóstico precocemente).

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), possui projetos e programas voltados para o autista. Para ter conhecimento sobre as ações, entre em contato com o Departamento da Pessoa com Deficiência, pelo telefone (12) 3892-4890.

O movimento do Abril Azul tem como objetivo trazer informação à população quanto ao autismo, esclarecer suas nuances e, desta forma, reduzir o preconceito em torno do assunto e ampliar a inclusão do autista na sociedade.

Deixe uma resposta