Prefeitura de São Sebastião prepara início das obras de contenção e drenagem da Vila Progresso
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), prepara o início das obras de contenção e drenagem na Vila Progresso, em Juquehy, na Costa Sul do município.
A região foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que castigaram a cidade em fevereiro e, por isso, será contemplada com uma obra que terá um muro em placas na base do talude, a ser estabilizado com uso da técnica de solo grampeado com concreto projetado.
O método consiste na introdução de barras de aço em concreto de alta resistência no maciço e, posteriormente, a proteção da estrutura com jateamento de concreto projetado, armado com tela metálica.
A estrutura será projetada de forma escalonada, permitindo, assim, que canaletas intercaladas recebam o fluxo de água e conduzam para a escada hidráulica a ser construída.
Escadas hidráulicas são estruturas construídas em terrenos íngremes para ajudar no escoamento da água nesses ambientes, colaborando para o controle do fluxo hidráulico e evitando que ocorram erosões no solo.
Após passar pela escada hidráulica, o fluxo de água será encaminhado para um poço de visita, instalado na base do talude, e seguirá por uma galeria de tubo de concreto até ser lançado no corpo d’água.
Também será construído um muro de impacto, a fim de evitar que o carreamento de sedimentos afete a Vila Progresso e a reocupação da área de risco.
As intervenções de emergência, como a obra de contenção e drenagem da Vila Progresso, atendem a necessidade da Prefeitura de agir em situações críticas ou de desastre público, quando há uma urgência em lidar com situações que possam causar danos ou colocar em risco a segurança de pessoas, estruturas, serviços, instalações e outros ativos, sejam eles públicos ou privados.
Na última quarta-feira (18), o prefeito Felipe Augusto esteve em reunião com os moradores do local, onde explicou sobre as obras e outras ações a serem realizadas na Vila.
A obra tem prazo previsto para finalização em até quatro meses, devendo ser concluída em janeiro de 2024.