Prefeitura de Ubatuba informa: vacinação de idosos contra a Covid-19 passa a ser realizada somente em domicílio

Medida busca evitar aglomerações nas unidades de saúde

Com o objetivo de reduzir a aglomeração em postos de saúde, a Prefeitura de Ubatuba informa que a vacinação de idosos contra a Covid-19 passará a ser realizada apenas no domicílio.

Pessoas cadastradas, que já têm prontuário na unidade de saúde do bairro, devem aguardar contato da equipe de Estratégia de Saúde da Família.

Já quem mudou de endereço ou não tem certeza se o cadastro está atualizado, deve entrar em contato com a unidade de saúde ou então informar os dados atualizados no formulário disponível online em https://cutt.ly/axuDC0Q

Na página da Prefeitura de Ubatuba estão disponíveis os contatos (telefone e endereço) de todas as unidades de saúde do município.

A secretaria de Saúde lembra que o país inteiro sofre com o desabastecimento de doses. Por isso, solicita que a população atualize seu cadastro, mantenha as medidas sanitárias de prevenção, principalmente o isolamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos, e tenha paciência.

O município regularmente comunica à secretaria estadual o déficit de vacinas e solicita o envio de doses complementares que, conforme chegam, são aplicadas na população cadastrada. Há resíduo populacional sem vacina em todos os grupos prioritários já atendidos. Um exemplo: o município recebeu um total de 570 doses para vacinar a faixa etária de 68 anos de idade. Porém a estimativa de pessoas a vacinar nessa faixa etária é de 1.100 pessoas.

“As equipes de Saúde também sofrem com a pandemia. Há muitos profissionais afastados em decorrência de estafa ou problemas de saúde mental, além da Covid-19 mesmo”, explica Sheila Barbosa, secretária da pasta. “Pedimos paciência e também respeito com nossos profissionais de Saúde”.

A estimativa de início da vacinação de idosos da faixa etária de 67 anos é na quarta-feira, 14 de abril. Já a vacinação em segunda dose de idosos de 72 a 74 anos começa na segunda-feira, 12, no domicílio dos que tomaram a primeira dose em Ubatuba.

Deixe um comentário