Prefeitura forma guarda-vidas temporários para atuarem na temporada de verão

A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou, na última terça-feira (29), a cerimônia de formatura de 47 guarda-vidas temporários que vão atuar na temporada de verão 2019/2020.

O orador da turma, Alexandre Rocha Alves, de 46 anos, veio de Potiguar, no Rio Grande do Norte e vai atuar como guarda-vidas pela segunda vez. “Moro em Maresias há três anos e é um prazer poder me dedicar a salvar vidas. Vim acompanhar meu filho em uma seletiva do Instituto Gabriel Medina e fiquei”, contou.

Para o prefeito Felipe Augusto é uma satisfação poder contar com a dedicação dos guarda-vidas e do Corpo de Bombeiros. “É uma responsabilidade enorme, pois teremos quase um milhão de pessoas passando pela nossa cidade durante a temporada de verão. Eles são verdadeiros heróis e somos gratos por todo cuidado com nossos moradores e turistas”, frisou.

O curso teve três semanas de duração e foi coordenado pela Tenente PM Érica Ramalho de Macedo, do 2º Posto de Bombeiros Guarda-Vidas do Litoral Norte, e incluiu provas teóricas e práticas, de prevenção e salvamento aquático; reanimação cardiopulmonar com entrada no mar; transposição de arrebentação; abordagem da vítima; retorno com a vítima; retirada da vítima da água; arrasto; posição de recuperação; verificação de consciência, liberação de vias aéreas; verificação de objetos estranhos na boca;  respiração e circulação; além de aplicação de Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP).

A finalização das etapas de formação dos guarda-vidas temporário também contou com palestras intensivas sobre as legislações municipais referentes à gestão de praias, Plano de Contingência Municipal e Política Nacional de Prevenção a Desastres, criando assim um meio de comunicação eficaz, otimizando todo trabalho público para garantir uma praia segura e sustentável.

Os 20 primeiros colocados serão convocados para a primeira turma com o início da prestação do serviço do dia 14 de novembro de 2019 até o dia 14 de fevereiro de 2020. Os outros 27 candidatos subsequentes serão convocados para a segunda chamada, com início da prestação do serviço do dia 14 de dezembro de 2019 até 14 de março de 2020.

Deixe um comentário