Prefeitura monitora ninhos de corujas buraqueiras em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), visitou, nesta segunda-feira (9), cinco ninhos de corujas buraqueiras no município de São Sebastião.

As visitas acontecem para monitorar e proteger, uma vez que a preservação da espécie Athene cunicularia (Corujas buraqueiras) é muito útil no controle de pragas, já que a ave se alimenta de pequenos roedores, cobras e escorpiões. Muitas delas, segundo a SEMAM, sofrem ameaças e ataques de pessoas que frequentam o local, se fazendo necessário esse monitoramento contínuo.

Atualmente, a cidade possui oito ninhos identificados e monitorados pela Divisão Socioambiental, localizados nos bairros Topovaradouro (01); Centro (01); Morro do Abrigo (02); Enseada (02); Canto do Mar (01) e Porto Grande (01). Todos esses locais estão devidamente sinalizados com placas de proteção.

As corujas buraqueiras iniciam seu processo de reprodução entre os meses de março e abril, sendo que seu período de encubação dura entre 28 e 30 dias. “Em alguns ninhos encontramos pedaços de isopor, folhas e galhos que são levados pelas corujas para proteger e preparar o ninho para nova reprodução”, conta Simone Barbosa, assessora de meio ambiente.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!