Prefeitura registra aumento na ocupação em hotéis e pousadas no 1º trimestre do ano

Registro evidencia um começo de ano melhor do que igual período no passado


O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal colhe resultados de dois anos de investimentos, planejamento e de realização de diversas ações que recolocaram São Sebastião no roteiro das principais cidades turísticas de São Paulo..

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), registrou que o primeiro trimestre de 2019 evidencia um começo de ano melhor do que igual período no passado.

No ano passado, o mês de Janeiro – ápice da temporada, teve uma taxa de 66% de ocupação dos leitos no município. Já no início deste ano, o primeiro mês registrou 95,23% de ocupação na rede hoteleira.

Em Fevereiro não foi diferente. Se em 2018, houve registro de 59%, este ano foi de 66,28% de ocupação. Em Março de 2019 houve 68,05% de taxa de hóspedes – um pouco menor que se comparado ao ano passado, que teve 69,3%.

Em abril de 2018 os hotéis e pousadas tiveram cerca de 60% de ocupação. Neste ano, o mês já demonstra força e apresenta até o momento 71,86%.

A melhora no índice de ocupação na rede hoteleira de São Sebastião é reflexo das ações continuadas em prol do fomento do Turismo. Mesmo a ligeira queda no mês de março justifica-se pelas chuvas constantes, que provocaram o fechamento da Rodovia Tamoios (SP-99).

Essa procura reflete no comércio de todos os bairros da cidade, principalmente na Rua da Praia, na região central, onde os empresários festejam as ótimas vendas nos finais de semana. Toda essa movimentação gerou aumento de 30% nas vendas.

A secretária municipal de Turismo, Adriana Balbo Venhadozzi explicou que o Governo Municipal se empenhou na retomada do comércio local. “Trabalhamos para recuperar o movimento na cidade. A Rua da Praia, por exemplo, estava sem vida, e hoje abriga diversos eventos, feiras, festival, além dos shows”, disse ela.

Atenção internacional – A cidade tem investido no Turismo e começa chamar atenção da imprensa internacional. Na última semana 35 jornalistas da América Latina vieram conhecer o município com o intuito de apresentar os roteiros de turismo na mídia lá fora. Os turistas estrangeiros puderam conhecer trilhas e cachoeiras, praias e ilhas e a aldeia indígena Rio Silveiras.

Toda essa procura evidencia o trabalho da Prefeitura na promoção da imagem da cidade internacionalmente. Um levantamento feito pela SETUR aponta que essa busca acontece como resultado do trabalho feito em feiras internacionais, para a promoção da cidade.

Entre as nacionalidades que tem o município de São Sebastião como preferência estão os argentinos, seguidos pelos americanos, chilenos, bolivianos, italianos e suíços.

A pesquisa realizada durante o ano de 2018, constatou mais de 20 nacionalidades se hospedando, consumindo e passeando pelo Centro Histórico e Rua da Praia. Pessoas de lugares nem tão comuns, como Estônia e Finlândia, tomaram conhecimento do município, e optaram por explorar o Brasil a partir de nossa cidade.

Diversos turistas, tanto da Europa, Oceania, quanto da América do Sul, escolheram a cidade como opção de descanso e lazer.

Em dois anos de gestão, São Sebastião participou de mais de 30 feiras e eventos de turismo no Brasil e no Exterior. A estimativa é participar de mais 15 feiras até o final de 2019. É possível ver o resultado disso em outro levantamento feito recentemente pela SETUR, que apontou que pessoas de mais de 20 nacionalidades procuraram São Sebastião para o turismo.

Vale ressaltar que o empenho da Setur não foca apenas as feiras internacionais de turismo. As embaixadas também são alvos para a divulgação dos potenciais da cidade.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!