Pró-Mulher de Caraguatatuba prepara programação especial

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) preparou uma programação completa e especial de trabalhos diferenciados para atender as munícipes. Uma combinação de cuidados com a saúde, como dicas de prevenção, entre momentos de conversa e reflexão sobre as ações femininas na sociedade.

Com temas específicos e abordagens de prevenção voltadas para as mulheres, as atividades do Pró-Mulher se iniciam com uma roda de conversa, entre médicos e enfermeiros da unidade, que irá debater e esclarecer dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)o autocuidado e a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).

As ações começam na terça-feira (3), com duas turmas em dois horários: 8h30 e 14h. Na quarta (4) e quinta-feira (5), o Pró-Mulher disponibilizará apenas um horário para a roda de conversa, às 14h.

Pró-Mulher realiza, também, nesta semana o agendamento para o papanicolau, exame preventivo do câncer de colo do útero, em mulheres de 40 a 50 anos, uma faixa etária com alto índice de mortalidade de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para 2020, a estimativa do INCA é que surjam 16.590 novos casos da doença no País.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência da MulherCelina Medalha, “o preventivo (papanicolau) será realizado em mulheres que nunca realizaram a coleta deste material, ou seja, a ação será focada em um grupo específico de mulheres”.

Outra preocupação da unidade, com relação à saúde da mulher, é a mamografia. Nesta semana, mulheres acima de 40 anos que nunca fizeram esse tipo de procedimento, também deverão procurar o Pró-Mulher presencialmente para o agendamento do exame, que está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, Sumaré.

Na sexta-feira (6), as mulheres poderão participar de um encontro, ministrado pela enfermeira Nara Moraes, que irá discutir o empoderamento feminino, um dos assuntos mais importantes da atualidade. Além disso, no final do encontro, o Pró-Mulher fará um momento especial com automaquiagem.

Para participar da roda de conversa e do encontro, é necessário realizar a inscrição pelo telefone (12) 3897-3500No mesmo contato, as mulheres que nunca coletaram o preventivo (papanicolau) poderão realizar o agendamento do exame, a partir desta segunda-feira (2). As ligações podem ser realizadas durante o horário de funcionamento da unidade, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta