Projeto UÇÁ ocupa litoral norte de São Paulo com diversas ações em defesa dos manguezais

Atividades marcam comemorações do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e sete anos do Projeto

Neste mês, em que comemora sete anos de atuação, o Projeto UÇÁ —iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — levará uma série de atividades ao litoral norte de São Paulo. A instituição participará, no dia 26, em Ubatuba, do workshop em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, promovido pela ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU) e Rede Nacional de Manguezais (Renaman), e nos dias 27 e 28, estará com ações em Caraguatatuba e São Sebastião.

Em Ubatuba, o presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, participará do workshop com uma palestra sobre estratégias de sócio-inclusão para conservação de ambientes costeiros. Já a supervisora de campo de Educação Ambiental do Projeto, Ana Helena Grieco Gonzalez, falará sobre exposições temáticas como estratégia para divulgação científica e ferramenta de educação ambiental em ambientes não formais. Essas e outras apresentações ocorrerão no Ubatuba Palace Hotel, no Centro da cidade, no dia 26, a partir das 8h.

Nesse dia será inaugurada ainda, durante o evento, a exposição LIMPAOCA, uma iniciativa do Projeto UÇÁ, que deverá percorrer, até outubro, todo o litoral norte de São Paulo. A mostra expõe os problemas causados pelo lixo nos ecossistemas costeiros e relata, com textos, fotos e miniaturas, a experiência do Projeto UÇÁ na Baía de Guanabara com uma ação de limpeza de manguezais que leva o mesmo nome da exibição.

Pedro Belga comemora o retorno do Projeto UÇÁ ao litoral norte: “Além da importância de estarmos comemorando o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais com tantas autoridades no assunto, que estarão divulgando para a sociedade a enorme relevância desse ecossistema para o planeta, esse evento tem ainda um significado muito especial para o UÇÁ, por estarmos restabelecendo e consolidando uma parceria iniciada em 2015 com a APPRU. É também a primeira vez que várias instituições que integram a Renaman estarão juntas no mesmo local”.

No dia 27 será a vez de Caraguatatuba receber ações do Projeto UÇÁ. Haverá limpeza de manguezais na cidade e premiação do terceiro concurso fotográfico sobre manguezais, no qual os vencedores receberão brindes do Projeto. Essas atividades serão realizadas em parceria com o Projeto Preservar Manguezais, da Associação Caraguatás Ambiental.

A cidade de São Sebastião também receberá Andada do UÇÁ, com atividades de limpeza de manguezais, em parceria com o Instituto Terra & Mar, durante a ação nacional Limpa Mangue Brasil, na manhã do dia 28.

No mesmo dia à tarde, também em São Sebastião, haverá reunião da Renaman, onde estarão presentes equipes do Projeto UÇÁ (Guardiões do Mar/RJ), da APPRU (Ubatuba), da Associação Caraguatás Ambiental (Caraguatatuba), do Instituto Terra & Mar (São Sebastião) e do Museu Natural do Mangue (Ceará). Serão definidas estratégias e ações em parceria para a conservação de manguezais no Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo e Fortaleza.

Mais informações e inscrições para o evento de comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais em Ubatuba podem ser obtidas na página “Manguezal: Berço Ameaçado”, administrada pela APPRU: https://www.facebook.com/manguezalbercoameacado/. Para outras informações sobre as atividades do UÇÁ no litoral norte de São Paulo, acesse:facebook.com/projetouca.

Foto: Tânia Rêgo- Agência Brasil/ Manguezais da Área de Proteção Ambianetal(APA) de Guapi-Mirim e Estação Ecológica da Guanabara, região hidrográfica da Baía de Guanabara. Na foto o colhereiro, uma das espécies de aves encontradas na área de proteção.

 Sete anos do Projeto UÇÁ

 As ações do Projeto UÇÁ no litoral norte de São Paulo marcam também os sete anos de existência do projeto, completados neste dia 12 de julho de 2019. O presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, afirma que, apesar de agir localmente, a instituição presta um serviço para todo o planeta, já que os manguezais ocupam apenas 1% da superfície de florestas da Terra e perderam mais de 20% de sua cobertura vegetal nos últimos 18 anos. “Gratidão à Petrobras que, com seu patrocínio, nos permite gerar postos de trabalho e custear todas as ações. Gratidão aos muitos parceiros que nos ajudam a desenvolver esse relevante trabalho de conservação deste tão frágil ecossistema. E nosso sincero e imenso agradecimento aos povos tradicionais (pescadores artesanais e catadores de caranguejo da Baía de Guanabara), sem os quais nada disso seria possível. Juntos, estamos construindo um verdadeiro legado social, ambiental e econômico. Que possamos multiplicar muito mais os resultados. Vida longa ao Projeto UÇÁ!”, comemora Pedro.

 Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou mais de 182 mil m² de manguezais. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de mestrado. Para o biênio 2018-2020, ele atuará na melhoria da qualidade ambiental em oito municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. Serão feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores de caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!