Proposituras voltadas a inclusão e direitos das mulheres são temas de 3ª Sessão Ordinária do Programa Câmara Jovem

O plenário da Câmara Municipal recebeu na tarde da última quarta-feira (23) a terceira sessão ordinária do Programa Câmara Jovem. O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara e vereador, Tato Aguilar e contou com a apresentação de uma indicação, um requerimento e dois projetos de lei elaborados pelos jovens vereadores.

O presidente da Câmara, Tato Aguilar, fez algumas ponderações antes de darem início a sessão: “É muito importante que todos vocês ouçam e avaliem novas propostas e ideias para trazer ao plenário e nunca deixem de expor a opinião de vocês. Procurem articular com seus colegas os projetos os quais vocês defenderão antes de cada sessão”, aconselhou Tato aos jovens vereadores.

Ao iniciarem a primeira parte do expediente, o 1º secretário da Mesa Diretora, Heitor Romancini Malícia, fez a leitura de uma indicação e um requerimento. A indicação n° 03/2023 de autoria da jovem vereadora Maria Clara Lucas Guimarães, que indica a manutenção do semáforo entre o cruzamento da rua Sebastião Mariano Nepomuceno e a avenida Frei Pacífico Wagner, no centro da cidade, foi aprovada por todos. Em sua justificativa de defesa, Maria Clara explicou: “Quando elaborei este projeto, o semáforo encontrava-se quebrado. É muito importante que seja feita a manutenção do dispositivo para que não ocorram mais incidentes e congestionamentos nas avenidas”, destacou a jovem vereadora.

O jovem vereador Jean Gustavo Dias é autor do requerimento n° 02/2023 que requer informações do Poder Executivo referentes a estudos para implantação de uma unidade escolar de modelo cívico-militar. “Este projeto foi criado com base nas experiências que tive como aluno da guarda mirim caraguatatubense, o qual molda em nós um senso cívico militar. Nós passamos por aulas de ética,  cidadania e noções jurídicas focadas nos ensinamentos para conscientizar todos de seus direitos e deveres como cidadãos e creio que isso seria muito bom para nosso município”, explicou. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Os jovens vereadores titulares e suplentes também fizeram uso da tribuna para defender seus ideais e convicções. Já na segunda parte do expediente, destinada a ordem do dia, foram apresentados dois projetos de lei para discussão e deliberação. O projeto de lei n° 03/2023 do jovem vereador Paulo Edward Reis Martins dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sinalização visual nas unidades de ensino do município. “Na escola, todos que temos deficiência auditiva acabamos tendo essa limitação. Por esse motivo, é muito importante a implantação da campainha luminosa para que possamos estar atentos às atividades que acontecem e possamos melhorar ainda mais nossa comunicação, para que todos tenham acessibilidade ao mesmo tempo”, declarou Paulo em sua justificativa de defesa.

A segunda secretária da Mesa Diretora, Naara Correa Lopes, elogiou o projeto de lei do jovem vereador: “Gostaria de parabenizar o Paulo por pensar em todas as pessoas que não conseguem ouvir. Esta é uma grande iniciativa, que muitos adultos talvez não pensariam na possibilidade”. O projeto foi aprovado por unanimidade.

O projeto de lei n° 04/2023, de autoria da jovem vereadora Naara Correa Lopes, que institui ações de conscientização e combate à violência contra a mulher, no Projeto Político Pedagógico (PPP) de todas as escolas municipais, públicas ou privadas, a serem desenvolvidas durante todo o ano letivo, também foi aprovado por unanimidade durante a votação. “O trabalho precisa ser diário e constante para que possamos combater cada vez mais a violência contra a mulher. Quero agradecer ao meu professor e minha vereadora suplente que sempre auxiliam na elaboração de minhas proposituras”, declarou a jovem vereadora.

A quarta sessão ordinária do Programa Câmara Jovem está agendada para o dia 13 de setembro, no plenário da Câmara Municipal, quando será realizada uma nova eleição entre os vereadores titulares para o cargo de presidente da Mesa Diretora.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!