Recheada de emoção, prefeitura realiza formatura da Guarda Mirim na Arena Esportiva da Topolândia

Recheada de emoção, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Segurança (SEGUR), Educação (SEDUC) e Esportes (SEESP), promoveu na Arena Esportiva da Topolândia – “Amaro Buarque Sampaio”, a formatura da Guarda Mirim, turma 2020/2021, com a entrega de certificados para 73 jovens, na última segunda-feira (9).

Os formandos iniciaram o curso em fevereiro de 2020 e por conta da pandemia as aulas continuaram de forma remota, através da plataforma Google Classroom, no qual continuaram até novembro de 2021, quando ocorreu o encerramento da preparação.

Fato que marcou o evento foi a entrega dos certificados pelos pais dos formandos, caso que gerou grande emoção no ginásio. 

Para o comandante da Guarda Mirim, Evandro Batista, a formatura marca uma realização na vida dos jovens.

“Essa turma é sinônimo de luta, garra, perseverança, diante de uma pandemia e de tantos obstáculos, ele nunca desistiram. Ensinamos e aprendemos juntos, seja de maneira remota, ou presencial. Nós sempre tivemos a expectativa de dias melhores. E esse dia chegou. Parabenizo todos os formandos por mais essa conquista”, ressalta o comandante da Guarda Mirim.

Formação e mercado de trabalho

De 2011 a 2016, mais de 332 jovens, sendo: 70 jovens em 2017; 55 jovens em 2018; 134 jovens em 2019 e 73 jovens em 2020 / 2021 contando as três unidades – Costa Sul, Centro e Costa Norte.

Com foco na preparação profissional, todos os jovens que participaram dos cursos, nesses anos, tiveram a experiência do primeiro emprego, exceto os que não puderam por causa dos estudos.

Dessa turma, de 73 formandos de 2020 / 2021, há seis jovens inseridos no mercado de trabalho local, no Programa Jovem Aprendiz. 

Guarda Mirim

O projeto socioeducativo Guarda Mirim é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos, e busca oportunizar o primeiro emprego.

Após passarem por processo seletivo, os jovens recebem formação no contraturno escolar que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e noções sobre o mercado de trabalho.

Após formado, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura de São Sebastião, ou em uma das 50 empresas conveniadas ao projeto.

Três polos

A Guarda Mirim possui três polos:
-Avenida Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, 1.380, bairro Barequeçaba,
-Avenida Machado de Assis, S/N, bairro Enseada
-e na Escola Municipal (EM) Professora Edileusa Brasil Soares de Souza, Rua Projetada, 33, bairro Maresias.

Serviço

Os interessados podem entrar em contato através dos telefones: (12) 3862-6865 ou (12) 3862-6713.

Deixe um comentário