Rede de solidariedade une voluntários em Ilhabela

Grupo de moradores se junta para ajudar os residentes do arquipélago mais afetados pela crise econômica

Para lidar com situações difíceis, o primeiro lugar para o qual costumamos olhar em busca de ajuda é a nossa rede de apoio. Foi pensando em criar uma estrutura de suporte desse tipo na sua comunidade que um grupo de voluntários se uniu em Ilhabela para formar a Rede do Bem.

A presidente e fundadora do grupo, Juliana Horta, conta que o projeto nasceu do desejo de ajudar com ações cujo propósito é “apagar incêndios”, dando um primeiro suporte para as famílias em situação de vulnerabilidade na cidade.

Juliana sempre teve muito contato com projetos sociais dentro do arquipélago, e por isso se tornou referência para quem precisava de auxílio: “muitas pessoas tinham meu telefone, e ele começou a tocar em horários inesperados”. Ela conta que esse processo a levou a tomar uma atitude: “eu via aquela crescente aumentando a cada dia e resolvi ir nas redes sociais pedir ajuda: quem quer fazer parte de um trabalho voluntário na pandemia?”

O apelo teve resultado: inúmeros moradores de Ilhabela atenderam o chamado e se dispuseram a ajudar. Juliana conta que montou um grupo no aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp a fim de organizar a nova equipe e definir as tarefas. De acordo com a presidente do grupo, “a missão é sempre ajudar ou pedir ajuda a um órgão no qual a pessoa que nos procurou tenha ajuda”.

Hoje a Rede do Bem conta com 52 voluntários que dividem entre si as funções de recolhimento e entrega de doações. Nos últimos meses, a organização chegou a produzir mais de cinquenta cestas básicas para doação por dia, distribuídas pelos colaboradores com seus próprios carros, buscando manter sempre as indicações de cuidado e distanciamento dos órgãos de saúde para com a situação da pandemia.

Fotos: Divulgação

Sobre a Rede do Bem

A Rede do Bem é um grupo de voluntários de Ilhabela que se organizou durante a pandemia para prover ajuda imediata a quem mais precisa no município. A organização tem parcerias com mercados da cidade, onde recolhe doações de todo tipo, desde alimentos até vestuários e materiais de higiene pessoal e limpeza. A entidade também aceita contribuições financeiras. Além disso, a Rede do Bem colabora com a divulgação do Bazar Solidário, uma iniciativa realizada toda quarta-feira pelo Grupo Espírito Timoneiros a fim de disponibilizar peças de roupa, sapatos, utensílios domésticos e brinquedos a preços extremamente acessíveis.

Para obter outras informações e saber como colaborar, acesse as redes sociais da Rede do Bem, ou entre em contato:

Facebook: Rede do Bem

Instagram: @rede.do.bem.ilhabela

Endereço: Rua José Bonifácio, 394, Água Branca – Ilhabela

email: nocaminhodobem.juliana@gmail.com

Deixe uma resposta