Sabesp utiliza tecnologia inovadora para modernizar tubulação de esgotos em Caraguatatuba

Uma nova rede será construída dentro da antiga existente no bairro Poiares, com utilização de método não-destrutivo; investimentos somam R$ 9,3 milhões

A Sabesp iniciou a modernização do coletor-tronco localizado na avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Poiares, em Caraguatatuba. A obra, com investimentos na ordem de R$ 9,3 milhões do Programa Onda Limpa Litoral Norte, vai beneficiar uma população estimada em 82,3 mil pessoas dos bairros Centro, Indaiá, Poiares, Aruan, Tinga e Rio do Ouro, além de gerar 15 empregos diretos para moradores do município.

O coletor-tronco em operação é uma tubulação de maior diâmetro responsável por recolher os efluentes recebidos de diversas estações de bombeamento de esgotos, entre elas as principais, localizadas na Avenida da Praia, na região central da cidade, das praias Indaiá e Aruan e também das imediações da Feira do Rolo, no bairro Tinga. Para a recuperação dessa antiga tubulação será utilizada uma tecnologia inovadora CIPP (Cured In Place Pipe), que consiste na produção de uma nova tubulação no interior da antiga sem que seja necessário retirá-la, utilizando o método não-destrutivo e a luz ultravioleta (UV) como “cura” deste material.

Serão executados cerca de 700 metros de tubulação provisória somente no trecho entre o poço de visita às margens da rodovia SP-55 e a ponte do Poiares, visando o menor transtorno possível na Avenida Floriano Peixoto, importante região de comércio do bairro. Essa intervenção consiste na abertura de valas laterais rasas próximas à sarjeta, ou seja, sem interrupção de tráfego no trecho, bem como o comprometimento da atividade comercial.

Para a Sabesp o foco é na longevidade, garantindo a integridade estrutural do tubo pelas próximas décadas, evitando futuras falhas e infiltrações e reforçando a missão da Companhia no compromisso com a população e com o meio ambiente. Para o sucesso do trabalho a Companhia está utilizando o que há de mais moderno em tecnologia pensando em garantir a revitalização desse importante coletor para o sistema de esgotamento sanitário de Caraguatatuba, sem grandes transtornos à população, e num prazo muito inferior aos métodos convencionais.

Deixe um comentário