SAMU São Sebastião promove atualização sobre máscara laríngea em casos de parada cardiorrespiratória
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), promoveu, nesta segunda-feira (10), a reciclagem e atualização das equipes sobre a utilização de técnicas aplicadas em casos de parada cardiorrespiratória (PCR). O treinamento foi realizado na base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar no município.
Na ocasião, participaram enfermeiros do Suporte Intermediário de Vida (SIV) e do Suporte Avançado (USA), instruídos pelo enfermeiro Fábio Luiz Silva, que orientou a respeito da máscara laríngea e as medidas de precaução padrão em meio à pandemia de Covid-19, a fim de minimizar a exposição ao novo coronavírus nos cuidados à população.
A máscara laríngea é usada para ventilação pulmonar e tem o objetivo de assegurar e manter as vias aéreas desobstruídas em emergências ou durante procedimentos anestésicos, cirúrgico de rotina, com ventilação espontânea ou controlada. A ideia foi adequar o uso da técnica a nova realidade das equipes, sendo esta mais uma das ações do governo municipal para aprimorar o atendimento médico ao cidadão e dar suporte aos seus profissionais de saúde.
Os exercícios foram realizados respeitando as regras de paramentação com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), assim como a realização das atividades práticas em manequins com características realísticas dos órgãos respiratórios e que simulam a realidade do atendimento de urgência e emergência nas paradas cardiopulmonares.