Secretaria de Meio Ambiente realiza “Bota-fora de Resíduos Volumosos” nas Comunidades Tradicionais

Os serviços podem ser interrompidos ou reprogramados caso haja mau tempo por ventos, chuvas e forças de maré

Para organizar os resíduos volumosos que não tem mais uso nas Comunidades Tradicionais, a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, em parceria com a empresa Bonança Transportes Marítimos fará a ação “Bota-fora de Resíduos Volumosos” entre os dias 10/9 e 14/10, onde será realizado coleta e transporte embarcado destes tipos de detritos e encaminhados para a destinação ambientalmente adequada.

A ação ocorrerá durante este mês de setembro, conciliando ao Dia Mundial da Limpeza que acontece neste mês, sendo esta uma mobilização mundial que visa sensibilizar a sociedade em prol da limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças demonstrando a importância da participação popular na conscientização para um problema maior, que é o descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos.

O Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, salienta que os resíduos a serem recolhidos serão exclusivamente restos de móveis, eletrodomésticos e ferro velho. “Móveis e eletrodomésticos se descartados de forma inadequada podem ser levados pelas águas e arrastados para o oceano, gerando grave impacto ambiental ao meio marinho e sua fauna”.

Segundo a representante técnica da empresa Bonança Fernanda Frediani, esses materiais também podem contaminar e sujar o meio ambiente atraindo vetores como ratos e outros animais, que são potenciais focos de proliferação da dengue/chikungunya causando doenças e malefícios à saúde da população, por isso precisam ser descartados de forma consciente e correta.

No Dia Mundial da Limpeza 2020, em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus, a mobilização que acontece dia 19 incentiva a realização de ações individuais em casa, onde podemos cuidar do nosso quadrado, para cuidar do nosso planeta, através de atividades como:

– Limpeza do jardim: eliminando possíveis focos de Dengue;

– Limpeza Solidária: separe o que é possível ser doado para quem precisa;

– Limpeza Mental: pratique atividades como meditação, yoga, dança, esportes que fazem bem para mente, corpo e alma;

– Limpeza Digital: remova arquivos antigos, informações dispensáveis, e-mails desnecessários, o importante é cuidarmos da nossa casa, cidade e meio ambiente.

Confira o cronograma, contribua e programa-se para o Bota-fora:

Data Bota fora Local
10/9 (quinta-feira) Praia do Eustáquio – Serraria – Guaxuma
16/9 (quarta-feira) Castelhanos – Praia Vermelha – Praia Mansa – Figueira – Sombrio
24/9 (quinta-feira) Indaiaúba – Bonete – Enchovas – Manelarve
30/9 (quarta-feira) Fome – Poço – Itapema
8/10 (quinta-feira) Ilha dos Búzios
14/10 (quarta-feira) Ilha da Vitória

Deixe uma resposta