Segunda edição do World Cleanup Day em Ilhabela terá início na próxima semana

A programação da Semana do Lixo Zero, será realizada entre os dias 21 e 26, uma promoção da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, trazendo a segunda edição do World Cleanup Day (Mutirão de Limpeza dos Mares). A ação ocorrerá no dia 26 (sábado), a partir das 10h, em diversas praias da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 20 milhões de toneladas de plástico são despejadas anualmente nos mares, prejudicando assim, a vida dos animais marinhos e também, o ciclo biogeoquímico do planeta. Além de prejudicar a vida marinha, essa poluição afeta diretamente a vida dos seres humanos, uma vez que, duas a cada cinco pessoas vivem perto do ambiente marinho e três entre cada sete dependem dos recursos marinhos para sobreviver.

A pasta responsável complementa ainda que o ambiente marinho também exerce influência na vida daqueles que não moram em regiões litorâneas, pois é o maior responsável pela absorção de carbono e, consequentemente, pela regulação climática. Atualmente, os oceanos são vistos pela ONU como foco de conservação, pois são considerados fundamentais para manutenção da vida na Terra.

Ao término dos mutirões os participantes se reunirão no ponto de encontro, onde será realizada a triagem, contabilização e pesagem dos resíduos, com acompanhamento do preenchimento da Ficha de Catalogação. Todo resíduo coletado será devidamente segregado para encaminhamento a destinação ambientalmente adequada. Os resíduos recicláveis serão coletados pela Molécoola fidelidade Ambiental para envio a reciclagem.

Os materiais classificados como rejeitos serão entregues a empresa Peralta Ambiental que realiza a coleta pública municipal para transporte ao aterro sanitário licenciado fora da cidade. As bitucas de cigarro serão destinadas para a empresa Poiato Recicla que tem como compromisso oferecer soluções ambientais integradas para o tratamento adequado dos resíduos de cigarros a partir do processamento da reciclagem com a devolução de massa celulósica.

Sucesso de participantes e ações, a última edição do Cleanup recolheu 310kg de lixo subaquático em Ilhabela. A ação está aberta aos praticantes de mergulho autônomo, mergulho livre e voluntários, os interessados em colaborar devem entrar em contato com empresas de mergulho locais para avaliar a disponibilidade da operadora.

 Empresas Participantes:

Mar e vida, Ilha Divers, Narwall, Oceano Sub, Alpha Mergulho e Colonial Diver. Também participarão, APA Marinha Litoral Norte, Sea Shepherd, Pesca Seleta, Pesca Sub, Operação Praia Limpa, Argonauta e Programa Município Verde Azul.

Deixe um comentário