SP-55 no Balneário dos Golfinhos recebe lombadas para mais segurança de pedestres

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta quinta-feira (17/01), a instalação de duas lombadas e faixas de pedestres (em ambas as pistas), na Rodovia SP-55, na altura do quilômetro 107, no bairro Balneário dos Golfinhos, região Sul. As obras, sob a responsabilidade de Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, visam aumentar a segurança na travessia de pedestres e no trânsito de veículos.

O município deverá receber nos próximos meses mais de 100 lombadas, que deverão ser instaladas nos diversos pontos mais críticos da cidade.

As lombadas serão instaladas em ruas e avenidas onde há a necessidade de reduzir a velocidade dos veículos, nos casos em que estudos técnicos de engenharia de tráfego demonstram risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.

Juntamente com as lombadas, serão instaladas também as sinalizações no entorno, ou seja, as placas indicando a velocidade máxima permitida e de indicação da lombada.

O vice-prefeito e secretário da pasta, Campos Júnior, destaca que as lombadas atendem a solicitações de munícipes. “Mas é importante destacar que existem outros recursos para disciplinar o trânsito. Quando esses recursos não são eficazes, recorremos à última alternativa que é a instalação da lombada. Para isso, são feitos estudos prévios que apontam qual a melhor alternativa para tornar mais seguro o trânsito em determinados pontos da cidade”.

Deixe uma resposta