Todos postos de saúde de Ubatuba atenderão casos de síndrome gripal

Expansão dos atendimentos começa na segunda-feira (10) e prevê mais agilidade e menos aglomerações

A partir desta segunda-feira (10/1), todos os postos de saúde de Ubatuba atenderão das 13h às 17h os casos de síndrome gripal. Com a expansão dos atendimentos, o posto de retaguarda instalado no Centro de Especialidades Médicas, o Postão, será desativado.  A nova medida de expandir os atendimentos de síndrome gripal prevê mais agilidade nas consultas, sem que o paciente tenha que se locomover em grandes distâncias. O objetivo é que as pessoas procurem os postos de saúde mais próximos de suas residências ao apresentarem sintomas leves de gripe ou resfriado.

A enfermeira da equipe de coordenação da Atenção Básica, Glaucia Wirthmann, explica que todos os postinhos funcionarão normalmente no período da manhã e somente à tarde estarão voltados para casos de síndrome gripal, com funcionamento de segunda a sexta-feira. A única diferenciação será no Posto do Ipiranguinha, que por conta de ter um Pronto Atendimento, os casos de gripe serão acolhidos no próprio PA. Nos postos que não possuem médicos todos os dias, os moradores devem procurar por consultas na Santa Casa ou nos PAs nos dias em que não houver equipe médica no local.

“Esta foi a melhor solução encontrada para descentralizar os atendimentos e desafogar a Santa Casa. De manhã, as unidades realizam a demanda geral, com acolhimento de gestantes, hipertensos, puericultura e consultas previamente agendadas, e no período da tarde, os postinhos ficam exclusivamente para atendimentos de síndrome gripal”, explicou a enfermeira.

A preocupação com os atendimentos se dá pela ampliação dos casos de gripe causada pela variante H3N2 do vírus Influenza e que se espalhou por todo o país. O vírus é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Até o momento, Ubatuba registrou cinco casos confirmados laboratorialmente de H3N2.

“Vale ressaltar que os postinhos serão para atendimentos de sintomas leves de gripe ou resfriado, as pessoas que apresentarem desconforto respiratório ou outros sintomas mais graves devem procurar a Santa Casa ou os Prontos Atendimentos da Maranduba e Ipiranguinha. Menores de 5 anos também devem procurar atendimento diretamente no hospital”, enfatizou Glaucia, ressaltando ainda que as fichas para consultas serão abertas até às 15h30, para que todos recebam atendimento dentro do horário estipulado.

Os principais sintomas de H3N2 são febre, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia. Para se prevenir é preciso seguir os mesmos cuidados para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

Deixe um comentário