Vacina da Covid será aplicada de segunda a sexta-feira nas UBSs
As Unidades Básicas de Saúde de Ubatuba passaram a aplicar todas as doses da vacina contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, em horário de expediente das salas de vacinas das UBSs. A medida é uma estratégia da saúde para ampliar a cobertura vacinal contra a doença no município.
Nos últimos meses, dados da Vigilância Epidemiológica (Viep) registram que os casos de Covid têm aumentado na cidade. De 1º de setembro ao dia 10 de outubro, 300 casos foram notificados, com 12 internações, uma morte e 73 positivados. Alguns exames ainda aguardam a chegada dos resultados.
Com o número da Covid subindo, a Secretaria de Saúde volta a reforçar sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal, com a lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel, bem como o esquema vacinal completo. Para as pessoas com sintomas gripais é indicado também o uso de máscara facial.
A nova variante da Covid-19, a EG.5 – também conhecida como Éris – é a possível responsável pelo aumento da doença no país. A coordenadora da Viep, enfermeira Alyne Ambrogi, ressalta que a vacinação continua sendo a melhor prevenção para evitar as complicações da Covid. “Ao longo da pandemia aplicamos na cidade mais de 246 mil doses de imunizantes contra a doença, mas tem muita gente ainda que não completou o esquema vacinal, inclusive com o reforço da bivalente. Pedimos à população que procure pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e verifique as doses faltantes para que continuemos mantendo o controle da Covid na cidade”, ressaltou Alyne.
A Vigilância Epidemiológica lembra ainda que a 4ª dose (2º reforço) e a bivalente da vacina estão disponíveis para todas as pessoas maiores de 18 anos de idade. Para receber a bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, ou ter recebido previamente qualquer vacina Covid monovalente como dose de reforço, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.