Categories: GeralPolítica

Vereadores aprovam projetos que isenta cobrança de IPTU e sobre política de enfrentamento a violência contra mulheres

Na mesma noite foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Diretrizes Orçamentárias de 2022

Os vereadores de Ilhabela aprovaram, durante sessão ordinária dessa terça-feira (22/06), Projetos de Lei que concede isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a imóvel, cujo, proprietário, seja portador de doenças consideradas graves, ou que tenham dependentes nesta condição e também, a proposta que dispõe sobre as Diretrizes para a Política Municipal de Ilhabela de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.

De autoria do vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha), o PL 34/2021, autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de IPTU imóveis que sejam de propriedade e residência do contribuinte, cônjuge e/ou filhos, que comprovadamente sejam portadores de doenças consideradas graves. Entende-se por doença grave as seguintes patologias: neoplasia maligna (câncer); espondiloartrose anquilosante; estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); tuberculose ativa; hanseníase; alienação mental; esclerose múltipla; cegueira; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; doença de Parkinson; nefropatia grave; síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS; contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada; hepatopatia grave; e fibrose cística (mucoviscidose).

A propositura visa minimizar as desigualdades e buscar justiça social e qualidade de vida para as pessoas já fragilizadas por enfrentarem tratamentos difíceis para combater a doença da qual são acometidas, e acabam passando por muitas dificuldades financeiras devido aos elevados gastos com remédios, exames e tratamentos.

O PL 35/2021, de autoria da presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo, dispõe sobre a Política de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, e tem como objetivo prevenir e combater a violência contra mulheres; dar assistência às vítimas de violência; e garantir os direitos das mulheres em situação de violência. Entende-se como violência contra as mulheres, qualquer ação ou omissão que cause morte, lesão, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher no âmbito privado ou público.

De acordo com a proposta, o enfrentamento deve ser entendido como a atuação articulada entre os diversos serviços municipais existentes, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam a conquista e a efetivação de direitos às mulheres, a responsabilização, reeducação e acompanhamento psicossocial dos agressores e a assistência. Com uma rede de atendimento nas áreas da saúde, assistência social e judiciária e composta por serviços especializados.

Em primeira votação, também foi aprovado o PL 40/2021 de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária Anual do Exercício de 2022. A proposta estima em R$ 723 milhões a receita para o ano que vem. Vale ressaltar que para esta propositura é necessária duas votações.

Ainda constava na pauta de votação, o Veto Parcial do Executivo ao PL 17/2021, que dispõe sobre a padronização dos uniformes dos atletas e dos servidores públicos dos Poderes Executivo e Legislativo de Ilhabela e dá outras providências, que foi acatado pelos parlamentares. O veto trata do parágrafo 2º do Art. 1º, que em seu texto previa que a utilização obrigatória do brasão de Ilhabela nos uniformes, fosse aplicada, também, a todos os uniformes utilizados por estagiários e prestadores de serviços quando custeados pelo Executivo. O veto foi encaminhado para as Comissões, para posteriormente ser colocado em votação.

Novas proposituras foram apresentadas durante a noite, de autoria do vereador Felipe Gomes, o PL 45/2021, que modifica a Lei Municipal 1276/2018, que institui a Lei Lucas Begalli Zamora, que estabelece diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. E mais outros cinco projetos de Lei, todos de autoria do Executivo Municipal, entre eles o PL 46/202, que altera dispositivos da Lei 717/2009, que cria o Programa SOS Trabalho, Qualificação Profissional e Alfabetização; o PL Complementar 47/2021, que concede moratória em caráter geral para prorrogar o prazo de pagamento das Taxas Municipais Especificadas, do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no ano de 2021, em razão dos impactos na economia decorrentes da pandemia pelo Novo Coronavirus; o PL 48/2021, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município de Ilhabela; o PL 49/2021, que altera e inclui dispositivos da Lei 1119/2015, que dispõe sobre a instituição do Programa Bolsa-Orquestra; e o Substitutivo ao PL 41/2021, que estabelece sanções para infrações às normas construtivas e de uso de solo em território municipal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

14 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

16 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

16 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

18 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

20 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

1 dia ago