
5 lugares para ver o pôr do sol em Ilhabela
O pôr do sol em Ilhabela é um atrativo imperdível para moradores e visitantes, ao proporcionar uma experiência que combina cores, luz e cenários únicos. O horário exato em que o sol se põe varia ao longo do ano: no verão, o entardecer costuma ocorrer entre 19h e 19h30, já que os dias são mais longos e luminosos; já no inverno, o sol se despede mais cedo, por volta de 17h30 e 18h, com temperaturas amenas e um clima mais intimista.
As estações como primavera e outono oferecem tons particularmente vibrantes no céu, com nuances douradas, alaranjadas e rosadas que refletem no mar. Para quem quer vivenciar esse momento, Ilhabela oferece uma variedade de pontos estratégicos que combinam beleza natural, fácil acesso e, muitas vezes, estrutura de apoio.
5 lugares para aproveitar a vista no pôr do sol em Ilhabela
1. Mirante do Piúva
Situado logo no início do caminho para o sul da ilha, na Avenida Brasil, o Mirante do Piúva é um dos locais mais acessíveis para contemplar o entardecer. Há paradas de ônibus próximas, estacionamento e ciclovia, o que facilita a visita.
O espaço conta com um letreiro “Amo Ilhabela”, ideal para fotos. Ao entardecer, o visual ganha um brilho especial, com vista privilegiada do canal de São Sebastião, onde o reflexo dourado do sol se encontra com o mar.
Leia também: 10 mirantes de Ilhabela para apreciar a vista do arquipélago
2. Comunidades tradicionais: Bonete e Castelhanos
Mais afastadas da área urbana, as praias das comunidades tradicionais de Bonete e Castelhanos oferecem uma conexão profunda com a natureza e um pôr do sol livre de interferências urbanas.
O Bonete, considerado uma das melhores praias do Brasil por veículos como The Guardian e Isto É, é cercado por mata nativa, com faixa de areia extensa e mar agitado.
O trajeto até a Praia do Bonete pode ser feito por barco ou por uma trilha de 12 km, a partir da Ponta de Sepituba, que passa por cachoeiras e áreas de preservação.
Já Castelhanos, com uma faixa de areia com quase 2 km de extensão, oferece diferentes pontos de contemplação. No canto direito, o Mirante do Coração revela um cenário natural que, visto de cima, forma o desenho de um coração. No canto esquerdo, o Mirante do Francês proporciona outro ângulo especial. Enquanto quem prefere ficar na areia pode observar o pôr do sol emoldurado pelos ilhotes da Lagoa e do Ribeirão.
O acesso se dá por barco, trilha ou veículo 4×4, com limite de acesso diário para preservação do local.
3. Deck de Kitesurf da Ponta das Canas
No extremo norte da ilha, o deck da Ponta das Canas, construído para a prática de kitesurf, também pode ser um excelente mirante. A vista para o mar aberto, aliada à proximidade com o farol, um dos cartões-postais da cidade, além dos praticantes do esporte enchendo o céu de cores e formas, transforma o fim de tarde em um momento único. O acesso é feito pela Rua Perimetral Norte, ao lado do nº 6.531.
4. Passarela Caminho ao Mar “Ciro Ledo Barbosa”
No bairro Taubaté, região do extremo sul, a passarela recém-inaugurada é um ponto que liga visitantes diretamente ao mar, cercado por vegetação. A vista ainda oferece um dos locais mais procurados por mergulhadores: o costão onde estão os destroços do navio Velasquez, naufragado em 1908, que em períodos de maré baixa, ficam parcialmente visíveis. A combinação de história e natureza cria uma experiência singular.
5. Praia do Perequê
Fácil de acessar e com estrutura completa, a Praia do Perequê é um dos pontos mais populares para ver o sol se pôr atrás das montanhas de São Sebastião e, a depender da época do ano, no mar.
Com quase 1 km de extensão, oferece vista para as montanhas, areia clara, coqueiros e águas calmas, perfeitas para esportes como stand up paddle, caiaque e canoa havaiana.
Aos fins de semana, a orla ganha movimento com quiosques e frequentadores. Independentemente da programação escolhida, a certeza de que o anoitecer será bem aproveitando até o sol desaparecer no horizonte, é certa.
Leia também: Conheça 42 praias de Ilhabela