Polícia Ambiental localiza papagaio em São Sebastião

Ave da espécie “Papagaio do Mangue” estava sendo mantida em cativeiro há 10 anos

Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, durante patrulhamento ostensivo e preventivo na “operação interior mais seguro”, na última sexta-feira (10/07), visualizaram um papagaio no interior de uma residência, localizada no bairro Boiçucanga na Costa Sul de São Sebastião.

No local a equipe foi recebida pela proprietária, que informou possuir a ave por aproximadamente 10 anos, identificada da espécie “Papagaio do Mangue”, bem como não possui autorização do órgão competente para criação.

O passeriforme não estava em situação de maus tratos, em razão que não haver local para destinar a ave no momento, a proprietária ficou como depositária.

Foi elaborado o auto de infração ambiental por desrespeitar do o art. 25 da resolução da Secretaria do Meio Ambiente nº 048/14 e responderá ainda pelo crime ambiental tipificado pelo artigo 29 parágrafo 1° inc. III da lei federal 9.605/1998.

Você Sabia?

O papagaio do mangue tem preferência de habitat em costas com formações de mangues. Também habita várzeas, locais alagados com concentração de árvores, campos e florestas tropicais.

Trafico de Papagaios

Eles são retirados dos ninhos ainda pequenos, antes do fim do período de dependência dos pais, e são transportados de forma precária pelas estradas do país até as feiras, lojas e comércio irregular de aves silvestres. Parte do transporte é feito em garrafas pets ou embaixo do banco do carro, de forma a burlar e dificultar a fiscalização da polícia. Quando um papagaio chega vivo no destino, na casa do comprador irregular, outros nove morrem no caminho e isto pode gerar a extinção da espécie.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!