Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba destaca neste dia 19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População de Rua, o serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de abordagem e acolhimento das pessoas que se encontram nesta situação.

Este dia é lembrado em memória ao triste episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, onde sete moradores de rua foram assassinados nos dias 17 e 18 de agosto de 2004, em São Paulo.

Em Caraguatatuba, existe uma equipe que realiza todos os dias, de manhã, tarde e noite, o serviço de abordagem social. Em média, 30 pessoas são abordadas diariamente, onde são oferecidos orientação, acolhimento, alimentação, higiene, acompanhamento médico, além de todas os serviços que precisarem.

Quem aceita ajuda é encaminhado para instituições parceiras da Prefeitura, formada por profissionais preparados e qualificados para realizar este primeiro contato e efetuar o atendimento necessário.

É importante que a população ajude de forma adequada, acionando o serviço de abordagem nos canais (12) 3881-3828/ 99753-0071/ 98186-6399. Até o momento, mais de 700 abordagens foram realizadas e 398 acolhimentos para Casa do Caminho.

A Prefeitura reforça que todo cidadão tem o direito de ir e vir e que não tem poder de obrigar a pessoa ao acolhimento. Por isso, é importante que a população não oferte esmola, seja dinheiro, roupas, comida, entre outros, pois este ato apenas fará com que a pessoa continue nesta situação de rua, ao invés de procurar uma melhora da qualidade de vida.

Pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicos, existem vários motivos que levam alguém a viver nesta situação, como desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento necessário esses quadros podem ser reparados. Problemas de álcool e drogas também, com encaminhamentos para instituições terapêuticas.

Serviço:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!