Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município

A 8ª Semana de Valorização ao Idoso teve início na terça-feira (1º/10), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), com atividades artísticas e informativas sobre o tema.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, ressaltou que para conhecer o grau de civilidade de um povo, é só observar como ele trata o meio ambiente, as crianças e os idosos. “Todos esses três fatores são tratados com muito carinho, preocupação e acolhimento pela Sepedi. Parabéns a todos pelo dia do idoso”, disse.

A abertura seguiu com apresentação de dança do Grupo Fênix do Ciapi, com o tema “A lenda das sereias”. A ideia foi transmitir que as mulheres em qualquer idade, nunca deixam de serem sereias.

O evento encerrou com a palestra da geriatra Lidiane Sacardo, que abordou o assunto “Longevidade e qualidade de vida”. A médica, que atua no Centro de Especialidades Médicas (CEM) em Caraguatatuba, destacou o número de idosos longevos no município, aqueles que chegam a uma idade excessivamente avançada.

“Diariamente, atendo, em média, sete idosos acima de 90 anos de idade. O segredo é ser um ser humano bio, psico, social e espiritualmente saudável, assim será um idoso com capacidade de envelhecer mais que a faixa etária do meio em que vive”, contou a geriatra.

José Maria Filho, de 76 anos, também deu outra dica “Viver aprendendo, sem esquecer o que já passamos na vida. É um eterno aprendizado”, relatou.

Dados – Durante a abertura, o secretário da Sepedi, Léo Macedo, apresentou números de atendimento de serviços realizados por diversos outros projetos da secretaria.

Além do Ciapi, a Sepedi atende e acolhe idosos no Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Centro de Convivência “Estrela do Mar” e Lar São Francisco. Somados todos os equipamentos, são mais de 17 mil atendimentos realizados por mês.

“São serviços que muitas vezes não podem ser divulgados, mas que diariamente, recebem nossa atenção. Recentemente também fechamos convênio com a instituição CLAM, que acolhe seis idosos totalmente dependentes. São diversos fatores que mostram o cuidado que o idoso recebe em nossa cidade”, destacou Léo Macedo.

A abertura também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Zally Queiroz e do vereador De Paula.

Atividades – A programação seguiu na manhã desta quarta-feira (02/10), no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca, com diversas atividades abertas a comunidade.

Neyde Villela Bracale, de 78 anos, realizou o teste glicêmico e teve uma surpresa. Estava bem acima do normal. “Deu bem alto, vou logo procurar um médico, pois fiquei preocupada. Valeu a pena ter participado”, contou.

Dia 03/10, às 14h, no Lar São Francisco – tarde de atividades lúdicas (dominó, dama, pescaria, rodada de bingo).

Na sexta-feira (04/10), às 19h, no CIAPI, concurso de beleza e simpatia, “Miss e Mister Melhor Idade 2019”, com show do Trio Los Angeles.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!